Harmonia que é do Samba em São Gonçalo é uma prova disso |
É indignante e constrangedor o quanto os Festejos Juninos estão sendo alvo de descaracterização e falta de compromisso do Poder Público. Na verdade o que se vê é o dinheiro público sendo usado para fazer de uma festa tão línda e tradicional uma verdadeira obra de fachada.
A gente fica a se questionar: para que tanta arrumação nos arraiás das cidades com bandeirolas, balões, retratos de sanfonas (o que por sinal é muito lindo), mas se o que vemos na verdade é um grande contradição ou seja um grande número de bandas que não fazem nada além de ocuparem o espaço reservado ao autêntico forró de raíz para se promoverem e desqualificarem o forró criado pelo nosso Rei do Baião Luíz Gonzaga e levado adiante por tantos e tantos sanfoneiros e grupos musicais que tinham o compromisso de levar alegria para todos trazendo em seu repertório mensagens que falam do amor de uma forma pura e inocente sem maldade, mensagens que falam da natureza, do sertão, das alegrias, lutas, festas, enfim temas que representavam a originalidade.
Hoje vemos grupos que além de desvalorizar a cultura, ainda apelam para as letras pejorativas e que às vezes ferem até a imagem das pessoas com frases repetidas de forma maldosa e sem sentido. De que adianta colocarem a sanfona nessas bandas que se dizem de forró mas que seu som não é ouvido pelo fato de colocarem outros instrumentos que não tem nada a ver com a Festa Junina... enfim não respeitam a tradição.
De que adianta falar bem do nosso mestre Gonzagão se na verdade não respeitam o que ele criou e mais "assassinam" o forró com a "involução" ou evolução à marcha-ré que é empurrada goela abaixo dos jovens que por inocência ou por falta de conhecimento acabam aceitando a imposição desse "lixo cultural".
Muitas vezes o sanfoneiro ou um pequeno trio de forró que não cobram cachês caros é discriminado e não tem espaço nos Festejos Juninos ficando esquecidos, e o pior: são substituídos pelas bandas que levam rios de dinheiro, mas não trazem em seus shows nada que represente o verdadeiro São João.
A Festa Junina merece mais respeito e é preciso consciência por parte do Poder Público, grandes empresas, Secretarias de Cultura e a mídia em geral para que essa cultura que foi construída com tanto esforço não acabe assim dessa forma sendo descaracterizada, manipulada e jogada numa lata de lixo!
Iradison Lúcio- comunicador da Rádio Comunitária Independente FM, em Ichu
Fonte: Interior Da Bahia
Nota da Redação: Como um defensor da Cultura Nordestina não podia deixar de falar sobre este assunto (A descaracterização dos festejos Juninos) que foi levantado pelo Locutor Iradilson Lúcio da Rádio Independente FM de Ichu, já chega ser vergonhoso o que estão fazendo com o forró pé de Serra, tenho certeza que se o Rei do Baião Luiz Gonzaga fosse vivo hoje iria agradecer muito a este Locutor por ter a coragem de colocar este tema em discussão, pois a cada dia os poderes públicos estão, não digo "assassinando, digo enterrando" mesmo a tradição do forró pé de Serra que sempre foi autêntico em tempos anteriores. Parabéns Iradilson por sua matéria de repúdio a essa nova tendencia nos festejos Juninos, gostaria de dizer-lhe que faço minhas todas suas palavras nesta matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.