A última vez que a região passou por uma estiagem como essa foi em 1992, afirma o agricultor Gregório Evaristo Carneiro que aponta com a mão a situação que se encontra a sua plantação de milho e feijão.
Os agricultores do município de Ichu, região sisaleira do estado, estão sofrendo a maior seca dos últimos 18 anos. Nesta época, onde as plantações deveria está maduras e chegando a sua colheita, estão todas secas devido a estiagem que assola a região.
Segundo o Agricultor Gregório Evaristo Carneiro (foto), morador da fazenda Malhada nova neste município, mesmo que as chuvas cheguem, não recuperaria seus plantios. A agricultura está cada vez mais difícil, pois quando não se perde por excesso de chuva, se perde por falta dela, afirma o senhor Gregório. Ele ainda nos disse que no ano de 1992 houve uma estiagem parecida, pois segundo ele assim como este ano houve a perda total do plantio.
Os tanques de água já estão secos, os agricultores estão efetuando a limpeza da lama que fica no fundo e os animais são levados para beberem água em outras fontes distante que ainda tem um resto de água, e assim que terminar, segundo Gregório, terá que comprar água para dar aos animais.
Com os pastos sem capins para os animais comerem, os criadores estão dando ração de palmas. Uma planta cultivada na maioria das vezes no quintal de casa, que devido sua alta concentração líquida tem uma maior resistência nesta época de escassez.
Veja outras imagens
Você pode ver na foto o fruto da pinha seca
Milho e feijão todos perdidos
Plantio de milho e feijão perdidos
Os animais já não tem o que comer
Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.