A reunião aconteceu nesta terça-feira (30) no auditório da câmara de vereadores, e contou com a presença de 8 conselheiros: José Mário, Orlando Matos, José Bispo (Dedeu), Maisa Santiago, Janete Cléa Lima, o Padre Oldack Rocha, Luzia Sampaio e Micerlande de Jesus.
O prefeito Renato Souza em conjunto com secretário de agricultura, José Mário, convocou uma reunião com a Comissão da Defesa Civil de Conceição do Coité, em que foi discutida a situação do quadro climático que o município vem registrando nos últimos meses, da real situação das aguadas do município, bem como da perda de 90% da safra de feijão e milho mais 40% da mandioca.
Durante a reunião o secretário José Mário, apresentou a copia do projeto intitulado “efeitos da estiagem”, que foi encaminhado a Comissão da Defesa Civil do Estado e na oportunidade também apresentou o mapeamento das localidades da zona rural de maior situação caótica e que já atingiu 90% em escassez de água. (foto mapa)
Os conselheiros presentes falaram da necessidade de encaminhar oficio para as entidades, com também para Embasa na tentativa de aumentarem a cota de água que hoje está apenas em 16 viagens cota dia liberadas para o município.
Esse primeiro momento da comissão foi de sensibilização para a problemática de planejamento, uma articulação que evolverá a comissão, o poder público e entidades.
A comissão também lançou como uma possível alternativa, a readaptação dos poços artesianos, como uma forma de amenizar a seca prolongada vivenciada no município e que vem se estendendo até para o consumo humano.
Vale ressaltar que as iniciativas já começaram com as limpezas das aguadas, e nesta segunda-feira, 29, o secretário de agricultura fez uma visita aos reservatórios do Distrito de Juazeirinho considerados um dos maiores em nosso município e Povoado de Varginha.ASCOM/COITÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.