quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lwart Lubrificantes leva reflexão sobre compromisso individual com óleo lubrificante usado para a região do nordeste:

Representantes da Lwart Lubrificantes junto ao secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana
As consequências ambientais geradas pelo descarte incorreto de óleo lubrificante usado são catastróficas. Alem da poluição do ar ocasionada pela queima ilegal do óleo lubrificante usado, basta apenas um litro para contaminar um milhão de litros de água. Preocupada em compartilhar essas informações sobre os riscos para a saúde humana  e para o meio ambiente, a Lwart Lubrificantes do Nordeste participou em junho do 1º seminário de meio ambiente de Feira de Santana, na Bahia, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do rerrefino.

Frente a um público de aproximadamente 500 pessoas, formado por empresários, representantes industriais, de ONGs e autoridades, a gerente de Marketing corporativo do grupo Lwart, Eliane Oliveira, apresentou a palestra "Sustentabilidade: fazer hoje, cuidando do futuro". Na oportunidade, ela destacou o papel e a responsabilidade de cada cidadão com o meio ambiente, lembrando a importância de pensarmos na sustentabilidade, principalmente, nos dias de hoje. "Este não é um trabalho apenas do governo ou das empresas privadas, mas sim de cada cidadão que habita este planeta", afirmou. O evento foi acompanhado pelo secretário do meio ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, que falou sobre a importância da conscientização das grandes corporações em minimizar os impactos ambientais. "Acredito que a construção de um modelo de desenvolvimento para este país está atrelada ao conjunto iniciativa privada, poder público e sociedade, buscando assim, um futuro sustentável e melhor. E é isso que acredito que as empresas estejam demonstrando aqui na nossa região", destacou.

De extrema importância para o meio ambiente, o rerrefino de óleo lubrificante usado é uma prática ainda pouco conhecida. Para muitos profissionais que participaram do seminário, a oportunidade de discutir o reaproveitamento do óleo lubrificante usado serviu para coscientizá-los sobre a responsabilidade socioambiental. A estagiária da MAB Consultoria Ambiental, Juliana Marçal, que esteve no evento, afirma que, agora, pretende direcionar corretamente o óleo usado do próprio carro. "A palestra foi conduzida de forma dinâmica e atraente. Alem de muito positiva, saímos daqui conscientes sobre os riscos de descartar óleo usado de maneira errada", aponta.

O papel da Lwart Lubrificantes no seminário de Feira de Santana foi mostrar as necessidades de se adotar a sustentabilidade como conduta, a importância e os benefícios do rerrefino de óleo lubrificante usado. "Percebemos que as questões ambientais são e sempre foram muito importante para Lwart", afirma Anderson Carneiro, Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). "O óleo lubrificante usado é um produto considerado perigoso. O manuseio e transporte realizado por empresas não credenciadas para atuar no setor de coleta e o rerrefino podem gerar uma série de riscos, como contaminação do solo e leito de rios. A Lwart Nordeste foi um grande ganho para toda região e para o meio ambiente", acrescenta.

A Yazaki Autoparts do Brasil, fabricante de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, marcou presença no evento com a analista de qualidade e meio ambiente, Aline Deiró, que ministrou palestra com o tema "O papel da industria na sustentabilidade". Para ela, que também acompanhou a palestra da Lwart Lubrificantes sobre rerrefino, o seminário foi o primeiro passo para conscientizar o empresário de Feira de Santana sobre a importância de eventos nesta magnitude. "Recentemente foi criado um comitê das industrias do município com foco na união em prol de ações ambientais na comunidade. Este seminário veio para somar força a essa iniciativa", disse.
Parceira da Lwart Lubrificantes, a Yazaki destina todo óleo que utiliza para o rerrefino. "Sempre que somos auditados, ao dizermos que enviamos nosso óleo para a Lwart, as perguntas acabam. Isso se deve à seriedade do trabalho da Lwart Lubrificantes", destacou Aline.

Fonte: Orgão Informativo do grupo Lwart, edição nº 46                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.