Depois de realizar diversas manifestações públicas reivindicando melhorias na qualidade da educação no município de Nova Soure (a 240 km de Salvador), e de incontáveis tentativas frustradas de negociação com a prefeitura municipal, os mais de 250 professores da rede decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, na manhã de ontem (8).
A disputa antagônica entre professores e prefeitura já vem travada há algum tempo. Contudo, a situação ficou mais grave depois que o prefeito baixou um decreto proibindo o acesso de professores à sala de aula.
O representante da APLB local, professor José Domingos dos Santos, considerou a atitude do executivo arbitrária, antidemocrática e inconstitucional. “Nunca se viu na história da democracia tamanha arbitrariedade como a que se vê em Nova Soure nos dias atuais. Milhares de estudantes estão sendo prejudicados por conta da falta do compromisso e seriedade política do executivo”, bradou.
“Não queremos brigar, nem tão pouco afrontar ninguém. Nossa manifestação é pacífica sendo assim não há necessidade do prefeito e da secretaria da educação agirem com tamanha repressão suspendendo professores, impedindo, através da força, de entrar nas escolas, cortando o transporte dos professores entre outras ameaças”, explicou o professor Alcindo Ferreira do Prado, um dos manifestantes. Ele ainda ressaltou, “o que queremos é tão somente que a secretaria de educação nos ouça e veja que não buscamos satisfazer nosso ego, mas buscamos melhorias pela qualidade do ensino em Nova Soure”.
A professora Aldenice de Freitas Rios disse que a greve está acontecendo porque a honra da classe dos professores de Nova Soure foi injustamente vilipendiada pelo prefeito da cidade. “Todos estamos perplexos com a falta de modéstia do representante maior de nossas cidade para com os professores e com a educação. É Lamentável o que estamos vivendo”, desabafou.
Enquanto o prefeito continua trancado em seu gabinete num silêncio indolente e mórbido, a comunidade estudantil, principal vítima desse sistema, vai pagando um alto preço contraindo para si prejuízos na aprendizagem por conta do atraso no cronograma escolar. Pergunta-se até quando o prefeito de Nova Soure vai continuar na indiferença e apático aos problemas da educação no município?
Fonte: APLB - Nova Soure, professor José Domingos dos Santos
Vivemos em um país no qual deixa transparecer que existe uma democracia , mas diante dessa situação que os professores do municipio de Nova Soure estão vivendo hoje ver-se que a democracia não existe no governo deste prefeito ditador ! Tenho apenas 17 anos, curso enfermagem e acho isso uma vergonha para as futuras gerações deste país !Se o prefeito esta se mostrando assim com os professores que são importantissimos para nossa educação , para sermos cidadões , imagina o que não deve ser feito na area em que curso .
ResponderExcluirDeixo aqui minha solidariedade aos professores e que eles nunca desistam pois eles são responsaveis pelo futuro de nossa nação.
Obrigada , Juliana - Cipó- BA
VERGONHA!!!É inadmissível aceitar esta forma tirana que este gestor está tratando os professores.KADHAF Novassouriense,aliberdade de expressão é direito garantido a todos,vivemos um regime democratico em que país estamos? Sou filha desta cidade não moro aí,estou indgnada.Parabenizo os professores pelo compromisso com a educação,não recuem esse gestor precisa a prender o que é DEMOCRACIA.
ResponderExcluirAgradecemos pelo apoio.
ResponderExcluirAtt.
Professores de Nova Soure
Lutar pelos direitos é um direito de tds...Boa sorte professore.De seus alunos.
ResponderExcluirChega de humilhação, de falta de dignidade, de um salário vergonhoso, de condições precárias de trabalho. Já passou da hora de mudar e ninguém vai fazer isso por vocês a não ser vcs msms, agora mais do k nunca vcs precisam se unir e lutar!!!! mta força PROFESSORES!
ResponderExcluirParabens professores pela decisão tomada diante dessa posiçao anti-democrática do prefeito "KADHAF" de Nova Soure. è uma vergonha para o nosso país termos líderes políticos que se acham donos da cidades em apenas estam administrando como um empregado de luxo do povo. Povo, esse, que tem seu marco de desenvolvimento pessoal, cultural, econômico,etc... na figura do professor, peça fundamental na transformação de uma sociedade. Mas, infelismente, nos deparamos com líderes políticos incapazes de acompanhar a evolução da sociedade brasileira e com isso acabam tentando inibir o avanço social, inevitável pelo poder do conhecimento, com o uso disproporcional da força... praticando, assim, o que podemos nomear de DITADURA. Mas, sabemos que o poder do conhecimento sempre foi e sempre será mais forte... avante professores que O PODER DO CONHECIMENTO É DE VOCÊS. jamais retrocedam... jamais rendam-se.
ResponderExcluirProfº. Rogério J. A. Damasceno
APLB-Sindicato núcleo de Itapicuru-ba
Coordenador
tem professor que faz descaso com o colega que se indispoe tanto ,fique calado caso vc nao defenda sua propria classe, mas ,respeite quem esta se espondo.
ResponderExcluirE vergonhoso o que está acontecendo em nossa cidade mas e a pura realidade o que estamos gritando nas ruas.
ResponderExcluirparabens professores por tomarem essa iniciativa tao importante na educacao de nova soure.
ResponderExcluirObservando e ouvindo a rádio, a qual a administração se utilizou fica a pergunta.Como a professora, secretária de educação e coordenadora pedagogica do estado, se porta diante das "ofensas" utilizadas para inibir o professor desta cidade!E lamentavel ver um professor compactuar com o descaso dos administradores nos setores envolvidos.PROFESSORES voces estão de parabéns espero que a comunidade os apoe assim como os seus alunos.Boa Sorte!!
ResponderExcluirA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE ANTES MILITAVA NA APLB DA CIDADE DE NOVA SOURE HOJE ESTÁ TOTALMENTE CONTRÁRIA AOS PRINCIPIOS OS QUAIS PREGAVA. VEJA COMO É HIPÓCRITA !!!
ResponderExcluirNova orientação do gestor e da secretaria de educação e tambem coordenadora pedagogica do estado...Se os pais não deixarem de apoiar o professor botaremos falta nos alunos e tds perderão o bolsa familia...faz me rir...isso e geito de dialogar com os professores e com a comunidade...PROFESSORA!!!!
ResponderExcluirÉ professores pelo visto o gestor do seu município não sabe que prefeito é empregado do povo e não dono.mas não desista coloque Deus na frente de vcs ,pois não é possível que ele vá querer ser maior que Deus.
ResponderExcluirLAMENTÁVEL MESMO É VER PROFESSORES E REPRESENTANTES DA APLB DESCENDO NUM NÍVEL TÃO BAIXO... OFENDENDO PESSOAS, AMEAÇANDO PAIS E ALUNOS, AUMENTANDO MUITOS FATOS, FAZENDO POLITICAGEM, DISTRIBUINDO JORNALZINHO COM PALAVRAS CHULAS, E PREJUDICANDO OS ALUNOS CADA VEZ MAIS... ACHO QUE NA ÉPOCA EM QUE A ATUAL SECRETÁRIA PARTICIPAVA, HAVIA LUTA POR DIREITOS, MAS NÃO HAVIA ESSA VERGONHA! COMO O CASO ESTÁ NA JUSTIÇA, ELA RESPONDERÁ QUEM ESTÁ COM A RAZÃO!
ResponderExcluir