O movimento vem ganhando força e todos as lideranças envolvidas são unanimes em dizer que o Território do Sisal será contemplada com a tão sonhada Universidade federal
![]() |
Irmã Cecília ao lado da anfitriã Nenca prefeita de Araci. Os prefeitos Carlos Santiago de Ichu e Ranullfo Gomes de Cansanção |
Membros do CONSISAL e do CODES Sisal, após participarem de diversas audiências entre os dias 13 e 14 de setembro em Brasília, onde debateram com ministros e parlamentares a implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal, voltaram a tratar do assunto na manhã de sexta-feira (30), num seminário realizado na Associação Atlética Banco do Brasil, na cidade de Araci, onde reuniu centenas de pessoas, entre prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e a população de modo especial estudantes.
O seminário foi promovido pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, uma autarquia de caráter interfederativa criada em agosto do ano passado, construída inicialmente pelos municípios de Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Queimadas e Serrinha, atualmente já conta com a adesão de outros municípios como Araci, Barrocas, Candeal, Ichu, Lamarão, Nordestina e Teofilândia e tem como o objetivo promover o desenvolvimento sustentável no território e promoção do bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada.

Antes de iniciar o evento, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores, se reuniram com o reitor Paulo Gabriel da URFB e entregaram um documento através do qual confirmam o pleito de implantação de um Núcleo da URFB no Semiárido, especificamente na Região do Sisal território de atuação do Consisal.
O reitor ouviu explanações da prefeita Cecília Petrina do município de Itiúba que é a presidente do Consórcio e as justificativas de outros prefeitos, a exemplo da prefeita de Araci, Maria Edneide, (DEM) “Nenca” e depois se pronunciou falando do momento impar do encontro e foi animoso em dizer que o pleito dos prefeitos era de uma importância considerável e estava chegando também em um momento certo quando a UFRB estava programando seu plano de expansão e crescimento para o próximo quadriênio. Disse ainda o reitor Paulo Gabriel que a UFRB já estava comprometida com a mobilização do CONSISAL e no mesmo momento colocou técnicos à disposição do consórcio para orientar na formatação do Projeto que deve começar com aspecto de quem tem pressa.


Após esse longo processo de discussão e construção no colegiado territorial, com a criação do consórcio público de desenvolvimento sustentável do Território do Sisal (CONSISAL) em agosto de 2010, ficou definido como uma das suas prioridades a luta pela Implantação do Campus Universitário.
Com a criação com Consórcio, definição da priorização e com a aprovação do colegiado territorial, o CONSISAL passa a fazer articulação, mobilização com os movimentos sociais e poder público com vista no encaminhamento da proposta. Já aconteceram audiências com a Secretaria de Educação do Estado, Instituto Anísio Teixeira, com o Reitor e com o Vice-Reitor da UFRB, onde foi entregue o documento e solicitação da implantação do Campus e foi realizado em 19 de agosto, na cidade de Queimadas, o primeiro seminário com o intuito de dar visibilidade à proposta.

Mobilização com os parlamentares – Após a indicação da proposta na Câmara dos deputados, tendo como autor o deputado federal Amauri Teixeira (PT), onde sugere ao Senhor Ministro de Estado da Educação a criação de um Campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB no Território do Sisal na Bahia, já aconteceu uma audiência com o Ministério da Educação, com a participação de deputados federais da bancada governista, o deputado. federal Emiliano José, fez pronunciamento da Tribuna da Câmara Federal reforçando a Implantação do Campos e foi lançamento da Campanha publicitária pró-UFRB, através de outdoor, cartazes e boletins que foram distribuídos nos municípios.Em Araci Emiliano foi representado pelo assessor Lucas Reis.

Deputados presentes em Araci – Os deputados federais, em especial os representantes da Bahia na bancada da base do governo, assumiram o compromisso de debater e encaminhar a pauta, que necessita de emenda parlamentar para viabilizar a infraestrutura de implantação do Campus.

O assunto também já está no Senado e a senadora pela Bahia, Lídice da Mata (PSB), disse que tinha a convicção de que a interiorização do ensino de nível superior é de fundamental importância para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil, e, por esse motivo, apoiava a implantação de universidades e institutos federais (IFET) em diversas regiões baianas. “Assim sendo, a criação de um campus da UFRB no Território do Sisal irá contribuir decisivamente para o desenvolvimento regional, não só pelos investimentos do governo federal, mas também pela dinamização da sua economia e, sobretudo, por propiciar aos jovens o acesso ao ensino de nível superior sem que seja preciso o deslocamento para cidades distantes, entre outros benefícios. Portanto, associo-me a essa importante iniciativa, colocando-me à disposição no Senado Federal para o apoio que se faça necessário”, garantiu Lídice da Mata.
O deputado federal José Nunes (DEM), o mais votado em Araci na eleição de 2010, participou do seminário, tendo que se retirar por motivos de agenda, mais garantiu apoio ao movimento, por entender a sua importância.
Na esfera estadual, estiveram presentes o deputado estadual Mário Júnior (PP) e Neuza Cadore (PT).

O CRJPS vem debatendo estratégias de mobilização da juventude, como forma de pressionar o governo federal para que acelere a chegada do campus para o território.

Este também é o sentimento do prefeito de Queimadas, Paulo Sérgio Brandão. Ele compareceu ao evento realizado em Araci, acompanhado de representantes do poder público e da sociedade civil. Foi à maior representação presente no seminário. Entusiasmados, os representantes de Queimadas, antes de pousar para a foto, considerada por eles, de oficial, disseram que estão na torcida para ser o contemplado.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas / Fonte: CN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.