De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 154 mulheres foram estupradas nos últimos três meses em Salvador. No mesmo período, entre julho e setembro do ano passado foram 83 casos, quase o dobro de ocorrências.
De acordo com a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Periperi, Overanda Oliveira, os números para ela é novidade, já que na área do subúrbio os casos tiveram uma redução considerável. Mas, a delegada não tinha os dados em mãos. A reportagem do Bocão News tentou sem sucesso falar com a delegada titular da Deam em Brotas.
Este ano a vereadora Marta Rodrigues (PT), apresentou o projeto Notificação Compulsória, que na teoria contribuiria na contabilização e identificação das mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. Inclusive o estupro. Mas, apesar de aprovação unanime na Câmara, o prefeito João Henrique vetou e alegou que o projeto seria inconstitucional. Vigente em alguns municípios brasileiros a Notificação Compulsória notifica mulheres que buscam atendimento médico.
“A mulher vai à unidade de emergência após sofrer as agressões, mas nem todas vão a uma delegacia”, defendeu a vereadora. A notificação encaminharia a ocorrência à delegacia para ajudar na contabilização dos casos. (Bocão News)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.