Os repentistas são importantes personagens da cultura popular nordestina, são contadores de causos e situações que envolvem a fauna, a flora, as pessoas, fatos atuais e também acontecimentos inusitados que chamam a atenção de moradores da região.
O repentista utiliza o repente como forma para expressarem toda a sua sabedoria popular. No nordeste quando pensamos em poesia oral, logo a primeira figura que vem em nossas mentes é sem sombra de dúvida a do repentista.
O repentista utiliza o repente como forma para expressarem toda a sua sabedoria popular. No nordeste quando pensamos em poesia oral, logo a primeira figura que vem em nossas mentes é sem sombra de dúvida a do repentista.
Com o objetivo de valorizar e manter viva esta cultura nordestina é que aconteceu na noite de ontem, 26, e seguiu até às primeiras horas deste domingo o 9º Festival de Violeiros organizado por David Ferreira e Paraiba da Viola.
Antes de começar o festival aconteceu à apresentação do Grupo de Samba de Ichu Recordar é Viver liderado por Celso Simeão.
Logo depois todos os repentistas subiram ao palco e cantaram o Hino dos Trovadores com fazem em qualquer evento do gênero.
O repentista Antonio Queiroz coordenou as apresentações das duplas e para iniciar convidou Joaquim Borges e Bigode para que os mesmos iniciassem o festival, sendo que esta dupla não concorreu à premiação.
Foram convidados os jurados para fazerem parte da mesa a fim de avaliarem as apresentações observando os seguintes pontos: Folha de Sestilhas, Mote de Sete, Mote de Dez e Gênero.
A primeira dupla a se apresentar foi Antonio Queiroz e David Ferreira cantando a Sestilha com o tema "A natureza é assim". O Mote de sete "Ichu contribuinte da cultura nordestina". Já o desafio do mote de dez foi "A ração eu te dou diariamente, mas vai ter que latir no meu quintal". No desafio de gênero Antonio Queiroz e David Ferreira tiveram que criar repentes com o tema "Gemer de dois é assim".
A dupla Paraiba da Viola e Nadinho foi a segunda a subir ao palco tendo com desafios: Sestilha com o tema "O Nordeste esturricado". O Mote de sete "Não preciso de Pramil, Viagra e nem mocotó". O mote de dez foi "Eu não temo quem conhece a história, quanto mais o poeta como tu". No desafio de gênero o tema disponibilizado foi"Beira mar moderno".
Lavandeira e Braúlio Pinto foram desafiados da seguinte forma: Sestilha com o tema "Um sujeito valente". O Mote de sete "Deus dá de tudo pra gente, em troca não exige nada". O mote de dez foi "Percorri o Brasil de ponta a ponta, não achei cantador pra mim vencer". No desafio de gênero o tema disponibilizado foi "Lua prateada".
A dupla formada pelos irmãos Miudinho e Passarinho teve que se desdobrar para cumprir com os desafiosSestilha com o tema "O que me deixou saudade". O Mote de sete "Quem riu de mim no passado, hoje chora arrependido". O mote de dez foi "Por mais forte que seja o cantador, o seu verso não vai me intimidar". No desafio de gênero o tema disponibilizado foi "Boi na Cajarana".
A última dupla a se apresentar foi Antonio Maracujá e Sabiá que foram desafiados assim: Sestilha com o tema "A vida do caminhoneiro". O Mote de sete "Acabou o sofrimento do pessoal do sertão". O mote de dez foi "O trabalho que faço é tão perfeito que já sei que o colega nem imita". No desafio de gênero o tema disponibilizado foi "Quadrão de Dez".
Após as apresentações das duplas os jurados passaram a contabilizar os pontos e apresentaram o seguinte resultado:
1º Colocada - Dupla - Antonio Queiroz e David Ferreira com 109 pontos
2ª Colocada - Dupla - Paraiba da Viola e Nadinho com 101 pontos
3ª Colocada - Dupla - Antonio Maracujá e Sabiá com 86 pontos
4ª Colocada - Dupla - Miudinho e Passarinho com 81 pontos
5ª Colocada - Dupla - Lavandeira e Braúlio Pinto com 78 pontos
Para encerrar o evento houve a participação do grupo de samba do Povoado de Tanque Grande município de Serrinha.
O organizador do evento em entrevista ao Repórter André Luiz relatou que o festival superou as expectativas, principalmente pela presença do público que permaneceu até o final prestigiando todas as apresentações.
Por André Luiz / Fonte: AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.