Fabricar objetos de argila é uma prática que há 25 anos transforma a vida de Jeruza Guimarães Carneiro em uma grande artesã, na Comunidade de Mandassaia, zona rural de Riachão do Jacuípe, na região sisaleira da Bahia.
Filha de Dona Cidália Guimarães Carneiro e seu Roque Cosme Carneiro, moradores da referida comunidade, desde cedo o casal vislumbrava um grande talento na filha Jerusa pelas peças modeladas manualmente.
Ela informou à reportagem do Interior da Bahia que a escassez de lenha para queimar os objetos artesanais tem colaborado no atraso para entregar as encomendas no prazo estabelecido.
É natural que, agora, bem próximo do Natal, a procura por presépios de lapinha aumente, além de ser bastante solicitadas também réplicas de animais que simbolizam a chegada do nascimento do menino Jesus: jumento, carneiro, boi, galo, além de outros que seguem ás exigências da encomenda.
Todas as peças são modeladas e comercializadas para encomenda. Jamais para serem expostas em lugar nenhum. Além do barro utilizado por Jeruza, pedaços de pau, lápis e tábua também são acessórios indispensáveis para garantir melhor qualidade no acabamento das peças.
A artesã informa ainda que o acabamento é a conclusão final, usando somente a tinta e o pincel.
Por Noroel Fernandez / Fonte: Interior Da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.