Depois de percorrermos por diversos lares de nossa região para registrarmos os diferentes presépios construídos por pessoas simples que já se habituaram a essa tradição em toda época de 24 de dezembro a 06 de Janeiro onde se constrói em suas casas os diferentes presépios ou LAPINHA, para assim representarem o local e os personagens bíblicos do nascimento de Jesus Cristo. Hoje dia 31, a cerca de duas quadras da nossa residência na sede do município de Ichu, conhecemos o maior presépio e o mais bonito já visitado até agora pela nossa equipe no município.
Trata-se do presépio da professora Maria Delvacy Cordeiro Cedraz, que fica na Rua Odália Cedraz Carneiro na sede deste município. O presépio é tão grande que precisou ocupar quase toda área da garagem na residência da professora.
Segundo seu esposo Evanilton que foi quem nos recebeu para realizar nossa reportagem, a senhora Delvacy, levou cerca de quatro dias para construir o presépio que contou com ajuda de sua irmã Neuracy e seu amigo Ailton. O diferencial do presépio da professora Delvacy, além de sua ornamentação é claro, foi o espaço onde os cenários foram construídos, além de construir a manjedoura num lugar bem espaçoso, ela também construiu uma enorme cidade todos com palitos de fósforos e de dente, tudo feito por ela próprio.
Ela construiu também cenários da zona rural como, por exemplo, o homem cortando lenha com o machado, a mulher dando milho às galinhas, o homem tirando o leite na vaca, a porca amamentando seus filhotes, as mulheres lavando roupas numa bacia, a casa do João de Barro, uma cachoeira, um povoado com casas de adobo, Jegue transportando água em tambores, curral de gado, casa de taipa, em fim, vale apena você e lar e conferir de perto.
Veja outras fotos
Casa de João do Barro
Povoado
Casa de ichu
Manjedoura
Casa de taipa
Uma cidade, toda construída com palitos
Cachoeira
Homem tirando leite na vaca
Mulher dando milho as galinhas
O pavão
Uma fonte de água no solo
Um moinho
Uma porca amamentando seus filhotes
Uma rã "sapo" na lagoa
Porca amamentando seus filhotes
Um lagarto ou camaleão
Os três reis magos
Casa de taipa
Mulheres lavando roupas na bacia
Jegue transportando água em tambores
Um ninho de sacué
Homem cortando lenha com Machado
Homem tirando leite
Casa de joão do Barro
Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias
Parabéns professora! Este é o verdadeiro espírito Natalino. Que seu trabalho tenha continuidade, valorizando o verdadeiro sentido do Natal que é a presença de Jesus em seu lar.
ResponderExcluir