Durante dois meses, dezessete policiais militares foram capacitados em diferentes biomas e receberam orientações sobre danos ambientais no 1º Curso de Policiamento Ambiental, promovido pela Polícia Militar da Bahia, por meio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
Foto Ilustração |
Oriundos das cidades de Juazeiro, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador, os PMs realizaram atividades que envolveram manejo de animais silvestres, noções de sobrevivência em diferentes biomas do estado e noções de cartografia e fiscalização do meio ambiente.
A soldado Gislene Ramos disse que agora se sente mais preparada para lidar com questões ambientais junto à comunidade. “Manter animal silvestre em cativeiro está entre os casos mais comuns que identifico no meu dia-a-dia. Isso é proibido e vou passar a instruir as pessoas a destinar os bichos aos órgãos competentes, além de ensiná-las a lidar com os animais que são encontrados casualmente na rua, a exemplo de cobras e iguanas”.
Segundo o coordenador do curso, capitão Moisés Brandão, foram 260 horas- aula. “Eles conheceram os métodos de identificação dos crimes ambientais e a adoção de estratégias preventivas em casos envolvendo fauna, flora, pesca, recursos hídricos, transporte de produtos perigosos, extração mineral, avaliação de impactos ambientais, e foram capacitados para agir em todo o estado”.
Na avaliação ambiental, última atividade prática do curso, os PMs fizeram o reconhecimento dos danos ambientais no Parque de Pituaçu. “Aqui, o objetivo era justamente identificar irregularidades, e encontramos algumas, como uso de unidade de conservação, pesca e retirada de frutos, além da instalação de moradias em unidade de conservação de proteção integral”, afirmou o soldado Marcos Henrique Cardoso.
Nesta quinta-feira (29), acontece a solenidade de formatura da turma, às 9h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela. (Fonte: Polícia é Viola)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.