sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Riachão sofre com dengue e Hospital Municipal lota para atender as pessoas:


imageNa terça-feira a procura do hospital foi intensa
Desde segunda-feira (19) é grande o movimento de pessoas a procura de assistência nos PSF’s e Hospital Municipal de Riachão do Jacuípe, muitos com sintomas característicos da dengue.

Na terça-feira (20) o atendimento foi intenso, pessoas de todos os bairros com o mesmo sintoma de dor de cabeça, febre, dores nos olhos e articulações e em todo o corpo. Segundo Cátia Simone, chefe da enfermagem do Hospital, a demanda é grande, mas o atendimento foi feito como se deve ser:

“Estamos recebendo muitas pessoas com os mesmos sintomas, mas precisa se fazer um diagnostico correto, pois também está tendo muita virose, por tanto temos de fazer os devidos exames para caracterizar o que é e o que não é dengue, os leitos estão sendo providenciados para que não fique nenhum enfermo que precise sem internamento, mais muitos que chegam ficam em observação e logo melhoram e recebem alta médica”, disse Cátia.

Por todo o Hospital muitos doentes ficaram pelos corredores e na recepção e recebiam atendimento e a medicação ficando no soro por ali mesmo, até o momento de serem reavaliados pela médica de plantão que nesta terça foi a Drª. Taisa, que preferiu não dar entrevista sobre a demanda tão grande de pessoas desde o domingo procurando a Fusas em busca de atendimento, resultando em uma superlotação nesta terça-feira.

Uma moradora do Bairro Bela Vista, que preferiu não se identificar, disse que chegou a unidade de saúde as 8h da manhã e só foi atendida às 10h, ficando em observação até o meio dia. Ela ainda afirmou que em seu bairro tem sido visto muitos mosquitos nas casas principalmente depois das ultimas chuvas, e também devido às forças das casas populares do Conjunto Habitacional Claudionora Rocha, que tem enchido rápido e não são tratadas em tempo hábil o que atrairia os pernilongos e provavelmente o mosquito da dengue.

Outra moradora esta do Bairro Cleriston Andrade disse que lá também tem tido muitos mosquitos, mas que os Agentes de Combate a Endemias tem ido às casas e colocam remédio.

Ninguém da Secretaria de Saúde foi encontrado para esclarecer se Riachão passa por um surto de dengue, mas com tantas pessoas com os mesmo sintomas é o que realmente está parecendo.

Cuidados para evitar o mosquito
Tampe caixas d’água e tonéis, não deixe recipientes que possam acumular água em seu quintal, caso tenha tanque de reserva de água doce, as chamadas cisternas, coloque piabas, elas comem as larvas do mosquito antes mesmo que comessem a se desenvolver, as piabas são fornecidas pelos Agentes de Endemias, vasos de plantas com pratos em baixo, evite ou coloque areia, e pneus ao relento também são pontos favoritos dos mosquitos para porem seus ovos.

Curiosidade
Você sabia que o mosquito da dengue só pica durante o dia? Isso mesmo ele só pica durante o dia geralmente pela tarde, ele só consegue voar até 60cm do chão não mais que isso, e ele tem uma cor característica, e preto e com manchinhas brancas nas patas e corpo, é de tamanho menor que os mosquitos convencionais, e sua picada quase nunca é sentida pelo humano, pois ele tem em seu bico sugador uma substância que anestesia o local da picada, dificilmente você sente quando ele pica. Por tanto atenção e cuidado e tudo para evitar que esta estatística cresça mais.

Fonte: Interior Da Bahia // Colaboração de Alana Adrielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.