Com recurso do ministério do desenvolvimento social e combate a pobreza do Governo federal, o MOC (movimento de organização comunitária) está construindo várias cisternas subterrâneas no município de Ichu, região sisaleira do estado. As cisternas tem capacidade de 52m³ de água que serão utilizada para irrigação de diversas especie de verduras e legumes.
Ao lado da cisterna você pode ver três canteiros onde serão plantados sementes de alface, coentro, tomate entre outras variedades de verduras e legumes. O objetivo deste projeto é trazer uma melhor qualidade de vida para famílias de baixa renda do semi-árido baiano.
No município de Ichu já foram construídas cerca de 20 cisternas como essa e outras ainda serão construídas, segundo nos informou Antonio Carlos Mudesto, o (Pêpa), que é o representante da Igreja católica neste projeto. Todas elas, possui um sistema de filtragem da sujeira antes de ser armazenada, proporcionando uma boa qualidade da água captada da chuva.
Possui também um sistema de bombeamento através de bomba sapo (SUBMERSA) onde facilitará o trabalho de irrigação.
Estivemos conversando com Dona Antônia Valdelice Almeida Carneiro na comunidade de Baixinha, que foi contemplada com o projeto e segundo ela só contribuiu com o terreno para construção da cisterna. A expectativa agora é com a chegada das chuvas para efetuar o plantio, diz Valdelice muito feliz a nossa reportagem. Ela nos disse também que a APAEB, Igreja Católica e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais deu todo o suporte necessário para a construção da cisterna, e agradece pelo apoio.