quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Riachão: Construção de cisternas ajuda homem do campo a conviver no semiárido.

A construção de cisternas de placas é uma tecnologia popular voltada para atender à demanda que existe pela escassez de chuva no semi-árido nordestino.

A articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) desenvolveu um projeto sustentável e adaptável à região, valorizando as experiências locais na troca de conhecimentos, formas de captação e manejo de água da chuva para beber e cozinhar, produção de alimentos, além do aproveitamento do liquido precioso em áreas subterrâneas para o uso coletivo das famílias que residem no semi-árido. É importante observar que cada região tem suas características próprias. Por essa razão, algumas implementações podem ser desenvolvidas em alguns locais, mas não em outros. Ou seja, cada tecnologia, inovação ou experiência precisa das condições ideais para sua implantação. A convivência com o semi-árido brasileiro depende da contribuição e construção e alternativas que atinjam as condições dignas e justas para todas as pessoas. Em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira da  Bahia, varias ações foram criadas para as famílias de baixa renda, chefes de família, crianças de 0 a 6 anos que freqüentam a escola, portadores de necessidades especiais ou adultos com idade igual ou superior a 65 anos. Participação do Sindicato - O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe (STR) tem sido ao longo dos anos o braço forte dos agricultores e agricultoras familiares pela luta incansável de buscar meios legais perante as instituições nos diversos segmentos da sociedade. O programa “Água Para Todos” vem melhorando a qualidade de vida das pessoas e bloqueando o surgimento de doenças por conta do consumo de água de boa qualidade. Segundo Renivaldo Miranda, presidente do STR, “90% das 120 cisternas construídas através desse programa já estão concluídas e no mais tardar ate o inicio do mês de fevereiro acontecerá a conclusão final”. Miranda informou ainda que o município chegou à marca de aproximadamente 950 cisternas e manterá parcerias com o Movimento das Organizações Comunitárias (MOC), Secretária do Estado de Desenvolvimento e Econômico Social (SEDES), Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA), Igreja Católica e União das Associações Rurais de Riachão do Jacuípe (UNARJ) com o objetivo de beneficiar uma maior quantidade de famílias que ainda não foram contempladas.          
                         
Fonte - Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.