Todos dos 185 prepostos que compõem o efetivo da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana passarão ainda esta semana por psicotestes, conforme informou o secretário municipal de Prevenção a Violência e Promoção aos Direitos Humanos (Seprev), Mizael Freitas.
Segundo exigência da Polícia Federal, o exame será realizado por cinco psicólogos, vinculados a prefeitura municipal. O secretário explica que segundo o estatuto da corporação, os guardas municipais possuem o porte institucional de arma e agora os prepostos terão o direito ao porte individual. “O guarda municipal aprovado no exame psicológico ele terá a subscrição da secretaria, para a Polícia Federal, que autorizará o porte individual para o preposto, 24 horas, inclusive o de armas particulares registrada na PF e abonada pela Prefeitura”, disse Freitas.
Na corporação, só utilizam armamento de forma institucional os guardas municipais pertencentes ao Grupamento de Rondas e Policiamento Especializado (GRPE). “Eles foram treinados e capacitados e já tem a avaliação psicológica, mas o pessoal do GRPE também passará por essa nova avaliação, até por que é sistêmica e periódica”, explicou o secretário Mizael Freitas.
Para o gestor, o uso da arma será obrigatório para os aprovados no exame. “Eles são guardas e integrantes de uma força de segurança, não podem dizer que não querem. O teste psicológico é para ver o equilíbrio emocional e se as faculdades mentas o indivíduo estão normais para ele ter esse autocontrole no acesso e manuseio da arma”, considerou.
Central de Polícia com informações do repórter Luiz Santos do Bom Dia Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.