Cinco garimpeiros morreram em um acidente na manhã deste sábado (21), no município de Pindobaçu, na região de Senhor do Bonfim.
O número de mortes foi informado pelo posto de saúde, situado a 2 km da serra, e logo depois confirmado pelo Samu, que esteve no local por volta das 7h30.
A Polícia Militar da cidade também confirma o acidente, mas não pôde passar detalhes porque não consegue sinal de comunicação com a equipe que está no local, junto com o Corpo de Bombeiros, desde as 8h. Por volta das 13h, eles ainda não tinham retornado à base.
De acordo com publicação do Esmeralda Notícias, as vítimas foram identificadas apenas com apelidos e seriam “Raposa”, ex-jogador da seleção bonfinense de futebol, e pai do ex-jogador Dudu do Bahia; “Cirilo”, “Pebinha”, “Arnaldo” e “Toinho”
Acidente:
De acordo com João Grande, do posto de saúde, os garimpeiros se deslocavam da superfície ao subsolo em uma "caçamba" sustentada por um cabo de aço, que teria rompido e lançado os trabalhadores de uma altura de 150 metros.
O dono do garimpo relatou ao técnico de enfermagem do Samu, Antônio Carlos, que a altura pode chegar a 170 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.
O técnico descreve, a partir de relato de testemunhas, que o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da "caçamba" [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem sentido subsolo da mina.
Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase cem garimpos. O trabalho é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança.
Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço. Informações do G1 e Esmeralda Noticias com foto do EM - Extraído do Interior Da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.