Construída pelo Governo do Estado da Bahia no ano de 1986 em parceria com a Prefeitura Municipal de Ichu que na ocasião era administrada por Dorivaldo Ferreira, a represa de Zozó ou simplesmente “Presa do Meio” situada na região da comunidade de Canavial está totalmente seca.
O trabalhador rural Reinaldo Carneiro que tem uma propriedade nas proximidades e que há muitos anos trabalha colocando água com uma carroça, informou ao AL Notícias que a represa de Zozó sempre foi utilizada por ele e por donos de carros pipa. Conforme Reinaldo é a primeira vez que ver a represa nesta situação.
Segundo Reinaldo, mesmo não sendo adequada para o consumo humano, a água desta represa serve muito para os animais e outros serviços, e por grande período torna-se a salvação de muitos criadores.
Reinaldo bastante preocupado com a situação
A seca que assola toda região tem propiciado paisagens tristes, a exemplo das rachaduras que se formaram após a lama do fundo da represa ficar rigida.
Lama depois de rigida parece obra de arte
Através do CONSISAL – Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal, a aguada vem sendo limpa e preparada para receber grande volume do líquido precioso e consequentemente voltar a servir a comunidade.
Com convênio firmando entre a Prefeitura e o CONSISAL já foram limpas outras aguadas, sendo: uma no Calumbi, uma na fazenda Bom Jardim, duas no povoado de Casa Nova e duas no Canavial (a represa de Zozó está em fase de conclusão).
Por: André Luiz – Ichu // Acesse www.alnoticiasichu.com
Os governantes deviam aproveitar agora e começar a limpa antes das chuvas encherem.
ResponderExcluirOu criar uma lei colocando criminosos pra pagarem suas penas com esses tipos de trabalhos.