A estudante de Serviço Social, 7º Semestre, na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Pólo de Feira de Santana, Iranett Santiago, está executando a primeira etapa do Projeto de Intervenção com o Grupo Valiosidade e Famílias.
Fazendo parte da conclusão do estágio no Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, o projeto visa promover a reflexão das famílias dos idosos do Grupo Valisidade e comunidade, acerca do Estatuto do Idoso e orientá-los para melhor cuidar desse público, reconhecendo seus valores, sentimentos, direitos e estabelecendo melhores relacionamentos interpessoais.
O Projeto que teve início no dia 06 de março e tem o termino previsto para o dia 05 de maio, vem desenvolvendo várias atividades com o público da terceira idade.
Nesta terça-feira, 10, no Auditório Municipal (Anexo do CRAS) aconteceu uma importante palestra ministrada por Professora Dalva, graduada em Serviço Social, que abordou o tema: O idoso, a família, a sociedade e o Estatuto do Idoso.
Professora Dalva falou sobre o Estatuto do Idoso
A palestrante falou do compromisso e dos direitos de todos, ou seja, do idoso/sociedade, sociedade/idoso, idoso/família, família/idoso. Na sua explanação tratou ainda dos aspectos biológicos, psicossociais e psicológicos. Encerrando a palestra professora Dalva exibiu um vídeo com o título “E agora, José?”, baseado no poema de Carlos Drumon de Andrade.
O Secretário de Assistência Social, Osvaldo Junior, parabenizou Iranett reconhecendo o grande trabalho que ela desenvolve com o Grupo Valiosidade e com os idosos em geral.
Secretário Osvaldo Junior parabenizou Iranett Santiago
Edcarlos Soares, Diretor de Cultura do Município, enalteceu a importância do Valiosidade e lembrou que fica muito feliz em saber que seus pais participam ativamente das atividades do grupo. Em relação a Iran, Ed de Carroça disse que ela consegue incorporar o espirito da terceira idade quando está no meio deles.
O senhor Orlando representando o Grupo Valiosidade entregou para Ira um presente, por considerarem uma pessoa alegre e que contagia a todos.
Para fechar com chave de ouro, o Grupo Recordar é Viver fez uma apresentação com muita chula e samba de roda, ritmos bastante admirados por Iranett Santiago.
Conforme Iran o projeto está servindo como troca de experiência, onde ela ensina e ao mesmo tempo aprende.
Iran fez questão de agradecer ao Secretário de Assistência Social Osvaldo Junior, Secretária de Saúde Maria das Graças e equipe do CRAS através de Thaise (Psicóloga), Márcia Porto (Assistente Social) e Marivânia que estão ajudando bastante.
A graduanda afirmou que tem Professora Dalva como referência, pois com a sua experiência o desenvolvimento do tema tornou-se mais fácil.
No próximo semestre do curso, Iran fará uma pesquisa de campo relacionada a violência contra o idoso para estar presente na Monografia.
Por André Luiz – Ichu / Site AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.