A segunda noite do Festival de Cultura de Riachão do Jacuipe aconteceu nesta terça-feira (15), com a presença de um bom público, que vibrou com as apresentações de samba de roda, leilão e cantiga de roda.
Como quem não queria nada, mais de dez mulheres da comunidade da Taipoca conseguiu prender o público com uma bonita apresentação de cantiga de roda. Com um rico repertório de versos, duas gerações de mulheres mostraram para o público que compareceu ao Clube de Campo Mandacaru como é esta manifestação cultural.
Tradição das antigas rezas na zona rural do município, que normalmente acontecem antes do samba, a cantiga de roda era uma forma de as mulheres se divertiram durante as noites festivas do sertão, mas, ao mesmo tempo, eram motivadas por versos alusivos à amizades e paqueras entre os jovens moradores das comunidades rurais.
Samba de roda
A programação da noite foi aberta com uma apresentação do famoso Samba de roda das Pedrinhas, o mais antigo da cidade. No passado, o grupo já teve a participação de Izidrio das Pedrinhas, considerado por muitos como o maior sambador de Riachão ao lado de Manezinho de Izaias, sambador da região do Mocó.
Além do samba das Pedrinhas, o público também pode ver o samba da comunidade de Taipoca/ Traz da Roça, que tem a participação de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe.
Fonte: Interior Da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.