segunda-feira, 18 de junho de 2012

ONGs denunciam contaminação por urânio em Caetité:

Organizações não governamentais (ONGs) denunciaram o descaso em relação a episódios de trabalhadores contaminados por urânio no município baiano de Caetité durante a Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).
 
Representantes dos grupos criticaram a falta de transparência das atividades relacionadas à energia nuclear no Brasil. “Temos dificuldade de ter acesso à realidade do que acontece naquele complexo mínero-industrial. 

O setor nuclear é muito fechado, e eles não têm diálogo com a sociedade. Pelo contrário, procuram minimizar qualquer problema“, destacou Zoraide Vilas Boas, representante da Articulação Antinuclear Brasileira e da Coalizão contra Usinas Nucleares no Brasil. Segundo ela, o poder público já foi acionado diversas vezes desde 2000, quando foi iniciada a mineração de urânio em Caetité. “Há 12 anos estamos levantando denúncias de trabalhadores, ex-trabalhadores e seus familiares, colhendo relatos de diversos acidentes não confirmados pela INB [Indústrias Nucleares do Brasil, que detém o monopólio da exploração de urânio], mas esse esforço tem sido quase inútil”, denunciou. Ligada ao governo federal, a INB nega todas as acusações. 

Informações da Agência Brasil - Foto: Protesto do Greenpeace em Caetité (BA) no ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.