sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vitória inaugura Memorial 13 de Maio


Cento e treze anos de história em um espaço com pouco mais de 50m². Da iniciativa contra o privilégio dos ingleses no cricket à força no futebol brasileiro. Do nacionalismo no final do século XIX ao amor em vermelho e preto. Dos irmãos Artur e Artêmio Valente a Alexi Portela. Dos craques Quarentinha, Flávio Tanajura, Petkovic e Bebeto ao artilheiro do Brasil, Neto Baiano. Tudo isso poderá ser encontrado em um só lugar, aquele que representa a grande virada do Vitória no futebol baiano: o Barradão. É no estádio que está localizado o Memorial Treze de Maio, lançado na manhã desta sexta-feira pela diretoria rubro-negra.
Além da exposição das conquistas do futebol do Vitória, o memorial exibe também taças levantadas pelo Rubro-Negro no vôlei, polo aquático, remo e nas divisões de base do clube. A sala conta ainda com camisas históricas e a história do Vitória contada de diversas maneiras. Textos, vídeos e aplicativos em tablets ajudam o torcedor a conhecer um pouco mais da tradição centenária da equipe.

- Um clube de futebol não pode viver do passado. Tem que investir no presente para sonhar com o futuro, mas isso não quer dizer que não vai reverenciar os feitos. E é isso que o Vitória faz hoje com a inauguração desse memorial – afirmou o vice-presidente do clube, Carlos Falcão, que substituiu o presidente Alexi Portela na inauguração.

O rubro-negro baiano é um dos clubes de futebol mais antigos do Brasil. O Leão da Barra foi fundado pelos irmãos Artêmio e Arthur Valente e mais 17 amigos no Corredor da Vitória. Eles buscavam alternativa para pode praticar o cricket – esporte da moda na época -, já que os brasileiros eram proibidos de atuar nos clubes existentes.

Assim, o Club de Cricket Victoria foi criado como uma forma de resistência política e cultural. Por isso, cogitou-se até utilizar um uniforme verde e amarelo, mas a falta de tecido na capital baiana e a influência do Flamengo do Rio de Janeiro na seção de remo fizeram com que o vermelho e preto fossem escolhidos.

O Vitória pode se orgulhar de ser um dos responsáveis pela inserção de diversos esportes na comunidade baiana. Além de permitir o jogo do cricket aos brasileiros, o clube centenário logo iniciou a prática da natação, remo, atletismo e o futebol. Esses novos esportes fizeram com que o clube mudasse o nome para Sport Club Victoria.

No futebol, hoje carro chefe do temido Leão da Barra, a primeira conquista foi no Campeonato Baiano de 1908. No ano seguinte, o primeiro bicampeonato estadual da história do rubro-negro. Com a utilização efetiva do Barradão, na década de 90, o Vitória se tornou hegemônico na Bahia. E toda essa história pode ser vista e tocada no Memorial Treze de Maio.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.