sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jiquiriçá: Serrarias são interditadas por crime ambiental na Mata Atlântica.


image
Operação desmontou esquema com madeira da Mata Atlântica.


Um esquema de compra e venda ilegal de madeira proveniente da Mata Atlântica nativa foi descoberto no município de Jiquiriçá, resultando na interdição e na autuação de duas serrarias naquela região.
Segundo informou nesta quinta-feira (5) o delegado Alex Wendel, titular da Delegacia Territorial (DT) de Jiquiriçá, dois procedimentos criminais, relativos a crimes ambientais, também foram instaurados na unidade policial.

Primeiro alvo da operação conjunta da DT/Jiquiriçá, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), uma serraria instalada na Rua dos Prazeres tinha pranchas de vinhático e sucupira preta, consideradas madeiras de lei. O proprietário do estabelecimento, Erasmo Alves Teixeira, não apresentou nenhum documento comprovando a origem das madeiras, nem a licença ambiental, sendo conduzido para a delegacia, onde foi ouvido e liberado.    

 Na segunda serraria, na localidade Casa da Farinha, também havia vários tipos de madeira extraídas da Mata Atlântica nativa, como vinhático, camaçari, sucupira, louro, ingaçú e baçoré. O proprietário, conhecido pelo apelido de “Van”, não estava no local, mas três funcionários encaminhados para a delegacia atestaram a atividade ilícita no estabelecimento. Segundo informaram, as madeiras costumavam chegar à serraria durante a noite, sendo descarregadas dos caminhões rapidamente para não chamar atenção.

Nesta serraria foi descoberto ainda um sistema de monitoramento com câmeras, com infravermelho, além de vários livros de contabilidade, relativos a transações comerciais do estabelecimento.  “Todo esse material foi apreendido para ser analisado detalhadamente”, informou o delegado Alex Wendel, que também apreendeu todo o maquinário das duas serrarias, inúmeros motores, serras, eixos, lixadeiras, correias, bem como madeiras diversas.

O Inema multou os proprietários das serrarias, além de lacra-las oficialmente.  A quantidade total de madeira encontrada naqueles locais está sendo calculada.  A população das cidades do Vale do Jiquiriçá  pode para denunciar  crimes ambientais e outros delitos na região através do e-mail: denunciaanonimapc@yahoo.com.br . O nome e o endereço do denunciante serão preservados. 

Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.