sábado, 29 de setembro de 2012

Ichu: Encerrada com muito sucesso a I Semana de Microfinanças da ASCOOB

Durante toda esta semana a ASCOOB Sisal realizou em Ichu a I Semana Municipal de Microfinanças, com o o objetivo de estimular as ações de empreendedorismo no município.
O encerramento aconteceu na noite de sexta-feira, 28 de setembro, no Auditório do CRAS e contou com a participação da Diretoria Executiva da ASCOOB Sisal, funcionários, comerciantes do município, cooperados entre outros.
Comunidade ichuense compareceu no encerramento da I Semana das Microfinanças

Abertura da I Semana de Microfinanças na sede do SINTRAFI
Todos os dias aconteceram atividades com entidades parceiras SINTRAFI, SINTRAPI, APAEB, no comércio e foi montado um stand no centro da cidade para apresentação e disponibilização dos serviços de simulação de empréstimos; divulgação da política de microfinanças do SISTEMA ASCOOB, elaboração de proposta de crédito e de proposta de filiação.
Além dos parceiros locais como sindicatos e associações houve a interação com outras instituições importantíssimas para a organização da economia e valorização do microempreendedor, do agricultor familiar e outros segmentos da sociedade, como SEBRAE,  Agencia de Fomento do Estado da Bahia (DESENBAHIA) e da Superintendência da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (SUAF).

Antonio Claudio – Presidente da ASCOOB Sisal
Conforme Antonio Claudio, Diretor Presidente do Sistema ASCOOB Sisal, Ichu se encaixa no perfil exigido pela Cooperativa e por isso foi escolhido como pioneiro para a Semana das Microfinanças.
No encerramento os diretores afirmaram que as atividades em Ichu superaram as expectativas e que o município demonstra forte tendência para o empreendedorismo seja através do comércio, da indústria ou por meio da agricultura familiar.
Ele ressaltou que existem instituições financeiras que visam exclusivamente o lucro e principalmente para as grandes empresas, diferente da ASCOOB que busca fomentar a economia local por meio do cooperativismo e com isso gerar postos de empregos e consequentemente renda para os municípios.

Reis Oliveira – Professor e Consultor da ASCOOB
O professor Reis Oliveira Consultor do Sistema ASCOOB  fez uma explanação sobre a economia mundial, mostrando que o Brasil a partir do Governo Lula passou a fazer a valorização da economia local, fortalecendo as cooperativas e disponibilizando crédito para todos. Reis citou que países como Portugal, Grécia e Espanha estão vivendo certa dificuldade financeira justamente por não terem investido neste tipo de economia.
Sobre as atividades realizadas em Ichu durante esta semana, o professor disse que serviu para dar  visibilidade ao município e servirá como chamamento para outras pessoas ingressarem no sistema ASCOOB.

João Ramos – Gerente Agência de Ichu
O Gerente da Agência de Ichu, João Ramos, ficou responsável pela apresentação dos produtos e serviços da instituição, bem como dos resultados obtidos pela ASCOOB Sisal desde o ano de 1991 quando foi criada.
João explicou que a cooperativa atua com foco nas microfinanças e no crédito rural, fomentando o empreendedorismo em alguns municípios da região sisaleira, do estado da Bahia e tem quase 8 mil associados, 4 agências (Serrinha, Ichu, Barrocas e Salgadália); 13 milhões de ativos.
Ramos destacou que a principal missão é fortalecer a economia familiar solidária, através do cooperativismo de crédito , fomentando os processos de desenvolvimento local integrado, sustentável e solidário em sua Base Social.
Com isso a ASCOOB busca ter uma sociedade mais justa, solidária, humana e auto-sustentável, através da valorização da cultura da cooperação e da solidariedade bem como das práticas cooperativistas.
Em entrevista ao AL Notícias,  João disse que foi uma semana bastante proveitosa, pois o sistema ASCOOB entendeu que Ichu é um município estratégico para trabalhar a microfinanças pelo nível de organização social das pessoas envolvidas especialmente dos cooperados.
Ele ressaltou que foram realizados cadastramentos de microeemprendedores individuais com o SEBRAE e que a partir de agora a ASCOOB está preparada para ajudar aqueles que estão na informalidade a regularizarem a situação.
A funcionária Izabel da Silva, moradora da comunidade de Nova Esperança, foi apresentada para o público presente, como Agente de Microcrédito. Ela foi capacitada com o objetivo de oferecer excelente atendimento para os cooperados e para as outras pessoas que tiverem interesse em se filiar na ASCOOB e assim obterem acesso a gama de produtos e serviços disponibilizados pela cooperativa.
Após as explanações houve um coquetel acompanhado por muita música da MPB tocada e interpretada pelo versátil músico ichuense Bito do grupo Coisa Nossa.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.