GESTANTES E TERAPIA COMUNITÁRIA: um espaço de fala, partilha e cuidado
Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de setembro, aconteceu mais um encontro do Grupo de Gestantes Um olhar para o futuro, acompanhado pela Equipe de Atenção Básica e CRAS do nosso município.
Este momento de hoje, foi conduzido pelas Agentes Comunitárias Adelídia, Normeide e Pedrina, que fizeram rodas de Terapia Comunitária, relaxamentos e massagens.
Inserida na atenção básica, a Terapia Comunitária objetiva tecer redes de atenção, cuidado, prevenção e promoção de saúde além de ser um multiplicador no atendimento e encaminhamentos aos centros especializados das situações graves de transtornos psíquicos, estimulando o envolvimento multiprofissional da rede de atenção básica em saúde mental (CAMAROTTI et al, 2005).
De acordo com Barreto (2005), constitui-se de um espaço público aberto, de ajuda mútua numa abordagem grupal, onde se aborda tanto o individuo na sua singularidade como no seu contexto social, familiar e cultural. É, portanto, um espaço para se falar de preocupações cotidianas.
É um momento muito importante às gestantes participantes. É uma estratégia para enfrentamento das inquietações do dia-a-dia (como o desenvolvimento da criança no ventre, o momento do parto, o apoio da família …), na medida em que se constituiu em um espaço de promoção à saúde, aliviando o sofrimento através da fala, da escuta e da partilha das experiências de vida.
Site consultado:http://www.ccs.ufpb.br/ppgeold/dissertacaoes2006/Viviane%20Rolim%20de%20Holanda%20-%20Disserta.pdf
Por: André Luiz – AL Notícias com informações e fotos de Iranett Santiago
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.