No livro, a disputa entre os amiguinhos é para decidir qual dos dois é capaz de colocar mais gente para dançar com seus instrumentos
Valores como amizade, ética e respeito compõem o pano de fundo do divertido A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé (Melhoramentos/R$ 35). Projeto do escritor carioca Fábio Sombra com o cartunista paulista Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, o livro infantil narra o duelo musical entre os dois personagens do título.
A disputa entre os amiguinhos é para decidir qual dos dois é capaz de colocar mais gente para dançar com seus instrumentos. Chico Bento com sua viola de dez cordas ou Zé Lelé, com a rabeca de arco e zumbido de pernilongo?
Inspirada na literatura de cordel, gênero ligado à tradição oral nordestina, escrito na forma de rima e impresso em folhetos, a obra é uma homenagem ao folclore e à cultura popular brasileira. Com ilustrações que remetem à xilogravura, privilegiando o uso do preto e dos tons pastéis, o livro tem encartado um disco que traz toda a história narrada pelo violeiro, cantor e compositor Almir Sater.