quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ichu: Conselho Municipal de Saúde realiza a primeira reunião de 2013


O Conselho Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 03, a primeira reunião ordinária do ano de 2013.
Na reunião além dos conselheiros, estavam presentes as vereadoras Geovana Márcia e Professora Lúcia bem como o Secretário de Saúde Evânio Cordeiro.
O Secretário Evânio utilizando a palavra disse que estava feliz em saber que o Conselho estava reunido e ao mesmo tempo agradeceu a Geovana e Prof. Lúcia pela presença, dizendo que esse é um dos papéis dos legisladores.
Evânio informou que vai realizar uma auditoria nas obras de recuperação das Unidades de Saúde que foram reinauguradas recentemente, e nas que estão em andamento como a reforma do Posto de Casa Nova e construção da Farmácia Básica.
A pauta principal foi a discussão do resultado da Auditoria nº 461/2012 realizada pela SESAB na Secretaria Municipal de Saúde no período de agosto a outubro de 2011 com  a finalidade de verificar a regularidade na Gestão Municipal, avaliando os aspectos gerenciais, a qualidade da assistência e a aplicação de recursos financeiros dos anos de 2010/2011.
Durante a auditoria foram identificados problemas que não estavam em conformidade e por isso houve a Notificação nº 245/2011 em 19/10/2011.
A Secretaria Municipal de Saúde (gestão anterior) apresentou através do ofício nº 108, a defesa sobre os problemas encontrados pela auditoria.
Algumas justificativas da SMS não foram acatadas e por isso a SESAB,  concluiu que  o município de Ichu apresenta dificuldade na implementação das orientações constantes nas legislações pertinentes, principalmente as relacionadas à Política Nacional da Atenção Básica (atentando-se para a estrutura física precária das USF), às ações da Vigilância à Saúde (agravada pela falta de saneamento básico municipal), além de não dispor de Instrumentos de Gestão do SUS (PAS e RAG 2010), fundamentais para planejamento/acompanhamento da gestão municipal da Saúde.
Na análise da gestão financeira do Fundo Municipal de Saúde, evidencia-se a necessidade de otimizar a organização dos processos internos, enfatizando a capacitação de pessoal, especialmente no tocante às Leis relacionadas às licitações, elaboração de contratos administrativos e transparência municipal, visando atender aos princípios administrativos da economia, eficiência da gestão financeira, patrimonial e operacional da FMS.
Durante a reunião foi entregue a Presidente do Conselho Margarida Oliveira um documento da Secretaria Municipal de Saúde que foi enviado para o Ministério Público no dia 28 de dezembro de 2012 constando novas justificativas. Esse documento foi analisado pelos Conselheiros confrontando com o resultado apresentado pela Auditoria.
O Conselho Municipal de Saúde volta a se reunir ordinariamente no dia 07 de fevereiro e durante este período de início de governo, poderá sofrer alterações em relação aos membros, pois alguns integrantes (suplentes) exerciam cargos de confiança e foram exonerados.
Advânia Almeida foi apresentada como a nova Nutricionista do Hospital Sagrado Coração de Jesus. Ela afirmou que foi contratada para assumir a responsabilidade de elaborar o cardápio a ser utilizado durante a preparação da alimentação na unidade e acompanhar as diversas questões relativas à nutrição que são encaminhadas ao hospital. A nutricionista declarou que encontra-se à disposição da comunidade ichuense.
DETALHE:
Em uma conversa informal com o Repórter André Luiz, Evânio informou que o quadro de profissionais (Médicos) para o mês de janeiro já foi organizado, e que aos poucos vai elaborando a grade de plantões a fim de melhorar o processo de atendimento.
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.