TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 2 de maio de 2015

Comunicadores e futuros comunicadores da Independente fm participaram de capacitação.

Com o tema “Pelas ondas do rádio, refletindo sobre a comunicação comunitária” aconteceu na tarde deste sábado dia 02 de maio uma importante palestra de capacitação para comunicadores e futuros comunicadores da Independente Fm. Esta palestra que foi ministrada por Núbia Silva, pedagoga e mestranda em comunicação social foi intermediada por Iranet Santiago, responsável pelo movimento Regueiro da Paz em Ichu que inclusive possui programa na emissora.

Núbia iniciou explanando sobre a diferença entre rádio comunitária e rádio comercial, que segundo ela são completamente diferentes, sobretudo no papel de educar através da comunicação onde de acordo com ela a rádio comunitária precisa levar em consideração esta relação (educomunicação). Ela ainda deu algumas dicas para o aprimoramento das programações sugerindo a produção da pauta do programa com antecedência. 

A palestrante ressaltou também a importância do que se diz na rádio, o que chamou de “saber dosar o conteúdo que vai falar”, principalmente quando o programa é ao vivo onde algumas gírias do cotidiano precisam ser evitadas como se faz nas músicas de letras obscenas e de duplo sentido, disse ela. 

Durante a palestra os participantes puderam tirar dúvidas e fizeram vários questionamentos sendo todos respondidos por Núbia que ainda fez uma breve explanação sobre as leis que regem as rádios comunitárias. 

"Não basta ter liberdade de expressão nem acesso a uma vasta gama de fontes de informação. É preciso atuar contra as diferenças econômicas, sociais e políticas que fazem tão poucos terem condições de serem produtores e difusores de informação". Após essa mensagem reflexiva foi realizada uma pequena dinâmica entre os participantes denominada telefone sem fio e depois se encerrou com apresentação de um vídeo mostrando um projeto criado por ela e Piter Junior da Rádio Coité Livre Fm. 

Em entrevista Núbia falou sobre o evento e destacou a importância de partilhar com o próximo àquilo que se aprende. Como atual presidente da Rádio Comunitária Coité Livre Fm ela falou sobre o processo que tramita na justiça e que recentemente condenou o companheiro Piter Junior a 2 anos de reclusão e o pagamento de R$ 10 mil de multa, sendo este revertido em trabalho socioeducativo. Núbia chegou a criticar a morosidade no processo de liberação da outorga e sobre a condenação do colega Piter classificou como arbitrária, confira tudo isso e muito mais no áudio abaixo.
Entre comunicadores, futuros comunicadores e pessoas da comunidade, cerca de 25 pessoas participaram da capacitação que foi avaliada como bastante positiva pelos organizadores.
Redação Ichu Notícias // Rádio Independente Fm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.