As
educadoras ichuenses Mireia Oliveira, Lúcia Martins, Marina Oliveira e
Normândia Lima, participaram no dia 10 de Junho, em Feira de Santana, do
I Seminário de Articulação de Projetos Educacionais do Campo e da
Cidade – I SAPEC promovido pelo Movimento de Organização Comunitária
(MOC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
O evento parte da perspectiva de
contribuir na articulação de políticas e projetos educacionais com
gestores/as, coordenadores/as e educadores/as municipais de Educação do
Campo Contextualizada na dimensão da Convivência com o Semiárido e na
construção de uma proposta político-pedagógica unificada para os
municípios dos Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portal do
Sertão.
O encontro que aconteceu no Hotel
Seabra, contou com a participação de 60 pessoas entre representantes da
sociedade civil, conselheiros/as de educação, professores/as,
coordenadores pedagógicos, secretários/as municipais de educação e
representante do Pacto pela Educação. Busca-se apresentar uma discussão
na elaboração de propostas de integração dos programas e projetos
educacionais inseridos nos municípios dentro da estratégia
político-pedagógica mais ampla e articulada.
Articulação
Vera Carneiro, Coordenadora do Programa
de Educação do Campo do MOC, ressaltou que esse momento torna-se
importante para desenvolver melhor os projetos. “O MOC vem há vinte
anos desenvolvendo junto com a UEFS o projeto CAT e o Baú de Leitura,
que são projetos com metodologia para a educação do campo em vinte
municípios e eles tem uma interrelação com a sede”.
Vera destacou que os
municípios recebem outros projetos e tem propostas parecidas com as já
desenvolvidas. “Mas também existem outros projetos voltados para a
educação. E nisso, cabe ao município definir uma política de educação
contextualizada onde possam articular esses projetos, então a ideia do
seminário é expor esses projetos aqui e depois os municípios irão
refletir e decidir como trabalhar e desenvolvê-los para uma educação
melhor no semiárido”, enfatizou a coordenadora.
Para José Ricardo Pinheiro, Secretário
de Educação do município de Monte Santo, “é um momento ímpar, porque a
gente sempre sonhou com essa articulação de projetos e nós sempre
falávamos por perceber a falta de conexão entre os projetos. Todos
trabalhavam em seu canto e sendo que alguns se comungavam em
determinados pontos e acontecendo este momento agora nós podemos avançar
ainda mais trabalhando em conjunto mantendo forças por uma educação
melhor”, diz.
A perspectiva do Seminário de construir
estratégias de articulação entre os projetos e programas a fim de
fortalecer a educação contextualizada para convivência com o Semiárido,
agrega e assegura uma organização já pensada pelo Pacto pela Educação,
assim como afirmou Alexandre Correia, Coordenador do Pacto através da
Secretaria Estadual de Educação. “Para o Pacto, esse momento representa
um passo muito grande iniciado em 2011 com muita seriedade e compromisso
que as nossas crianças baianas merecem. E essas metodologias como
tantos projetos na área da educação, precisam se interagir com todos os
outros projetos num comum objetivo: nossas crianças letradas e cidadãs,
fortalecendo uma educação ainda mais participativa, tendo direito a
educação”, ressaltou.
O SAPEC ainda propôs um plano de ação
com eixos que possibilitem o desenvolvimento do município, reconhecendo a
necessidade de inclusão dos programas e projetos de forma articulada
fortalecendo a Educação Contextualizada.
Redação do AL Notícias com adaptação do
texto do site MOC / Por Kívia Carneiro Comunicadora Popular Asa/MOC /
Fotos: Marina Oliveira
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