Aconteceu nesta terça feira 22 de março na Unidade de Saúde da família do povoado de Barra em Ichu uma palestra importante voltada às mulheres daquela comunidade, tendo como pauta a Saúde da Mulher, Empoderamento e a Autoestima. As palestrantes foram a médica que atende na USF da Comunidade Drª Jane que falou sobre a saúde da mulher e a Assistente Social do CRAS Cintia Naiala que falou sobre empoderamento, a autoestima e a violência contra a Mulher. No encontro aconteceu ainda depoimentos encorajadores dos próprios moradores, além de sorteio de brindes.
Drª Jane que atua na Comunidade iniciou falando sobre a Saúde da Mulher, ela enfatizou a importância da prevenção na saúde da mulher e sobretudo dos cuidados que as mesmas precisam ter com o seu corpo, onde de acordo com ela tudo começa quando há o interesse em conhecer o seu próprio corpo.
Sobre a autoestima da mulher, algumas voluntárias da plateia foram convidadas a experimentar um novo visual com um turbante construído naquele momento em suas cabeças, momento bastante descontraído.
Presente no evento, a vereadora Geovana Marcia destacou a importância da mulher na política e seu papel na sociedade. Já a Assistente Social Cintia Naiala falou sobre a violência contra a mulher que mesmo com as leis, tem sido crescente. Segundo Cintia mesmo tendo a lei Maria da Penha para protegê-las é preciso que a mulher tenha coragem para denunciar quando estiver sofrendo algum tipo de violência.
Algumas pessoas foram contempladas com sorteio de brindes, entregues pelo Diretor do colégio Santo Antônio Alex Ferreira, o Secretário de Educação Carlos Tadeu e funcionários da Secretaria de Educação e Cultura.
Em depoimento a jovem Naylana Cruz fez um relato encorajador, ”eu tive que assumir um papel de mulher muito cedo dentro de casa com a perda do meu pai e não desistir de lutar, estudei bastante, passei em universidades públicas concluir em pedagogia e já passei em concurso público e agora estou aguardando ser chamada” disse ela.
A senhora Maria Bete é um exemplo de superação, em seu depoimento ela afirmou que já foi presidente de Associação, membro da Igreja e foi funcionária pública onde trabalhou por mais de vinte e cinco anos no colégio da comunidade e hoje ainda cuida dos seus plantios na roça. Bete disse ainda que a sua luta não foi em vão, onde mesmo com as dificuldades encontrada para criar seus cinco filhos quase que sozinha já que se separou do marido, ela não o desanimou em momento algum.
Para finalizar algumas pessoas disseram que a autoestima deve prevalecer na vida de cada um e que isso está relacionado em ajudar uns aos outros fazendo sempre o bem independente de quaisquer circunstâncias.
Redação Ichu Notícias com informações e fotos de Wemerson Santos
Parabéns a essas mulheres
ResponderExcluir