Não é atoa que o Prefeito Antonio George renovou por mais 180 dias o Decreto de Situação de Emergência no município de Ichu diante da estiagem que vem dizimando pastagens e diminuindo drasticamente o volume d´água nos mananciais. (Leia o decreto na íntegra).
Em algumas propriedades o capim secou totalmente |
Em qualquer parte do município já é possível encontrar propriedades rurais sem comida para o gado, forçando os criadores a servirem ração para que os animais resistam a este período.
Conforme o ichuense Edcarlos Almeida que é Técnico Agrícola que possui o observatório Almeida, Pai e Filho, no mês de Outubro foram registrados apenas 17 mm de chuva no município, tendo o líquido precioso caído em apenas três dias.
A falta de chuva, tem comprometido a situação dos tanques e represas principalmente os que estão servindo como ponto de apoio para carros-pipas realizarem abastecimento em locais que não tem água encanada.
Mesmo em propriedades particulares a situação está complicada |
Para piorar a situação, estudos mostram que a seca avança no Nordeste e assume contornos severos. Os cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste, abrangendo partes de todos os 9 estados. É o que mostra o mapa de setembro do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil. O Ceará é um dos que apresentam maior avanço da estiagem. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75% do território do estado apresenta seca extrema ou seca excepcional.
Redação do AL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.