A Reunião Ampliada em Vigilância em Saúde, realizada no município de Ichu-Ba, no dia 12 de setembro de 2017 teve como objetivo o desenvolvimento de propostas dos 04 subeixos propostos do Regimento da Conferência Estadual cujo tema central foi a "Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade". A participação da população, Conselho Municipal de Saúde, Associações, Sindicatos e Representantes de Entidades Políticas e Sociais possibilitaram o desenvolvimento das propostas abaixo listadas.
PROPOSTAS APROVADAS NOS EIXOS
Eixo 1: O lugar da vigilância e saúde no SUS
- Elaboração dos Protocolos Municipais de cada agravo de notificação compulsória com o fluxo de encaminhamento para a demanda.
- Intensificar os trabalhos de educação em saúde, visando instituir direitos e deveres da comunidade, com divulgação das ações por meio de palestras, panfletagens, etc.
- Ampliar a divulgação das ações e recursos financeiros utilizados das Vigilâncias para zona urbana e rural através da criação de uma página no blog, utilização de espaço na rádio comunitária para as vigilâncias e o jornal impresso da vigilância em saúde direcionado às associações, sindicatos, vereadores e demais Entidades.
Eixo 2: Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde
- Implantar o modelo Escola Cidadã em uma escola da zona rural e uma escola da zona urbana com o objetivo de desenvolver em conjunto as propostas da vigilância em saúde.
- Aquisição de um transporte exclusivo para as Vigilâncias.
- Continuidade do processo de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Eixo 03: Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.
- Realizar cadastro de animais domésticos (cães e gatos) juntamente com atividade educativa para conscientização da população para diminuir animais em situações de abandono.
- Desenvolver atividades educativas para capacitação dos jovens, envolvendo os mesmos no processo do cuidado, podendo estabelecer parcerias com a sociedade civil.
- Implantar o Programa Saúde do Trabalhador no município visando identificar situações de risco em ambientes de trabalho e desenvolver atividades educativas para prevenção de acidentes.
Eixo 4: Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde
- Ampliar e garantir apoio técnico e financeiro aos municípios para que execute com qualidade as ações de vigilância em saúde, compreendendo as ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, considerando as necessidades de saúde da população e do território, a partir do reconhecimento das iniquidades sociais em saúde.
- Conscientizar a população sobre acondicionamento do lixo residencial, com apoio técnico da vigilância em saúde, departamento do meio ambiente e secretaria de educação.
- Ampliar a assistência veterinária em casos reagentes de teste rápido para leishmaniose canina com aumento dos kits, conforme protocolo vigente.
- Garantir a articulação de ações de vigilância e assistência em saúde na área rural e urbana, para atender as pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.Enfª Arlete Santiago – Coordenadora da Vigilância SanitáriaEnfª Carolina Pádua – Coordenadora da Vigilância Epidemiológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.