Bactérias presentes no tecido cariado ou
na gengiva inflamada podem avançar para áreas cada vez mais próximas da
corrente sanguínea. Uma vez circulando pelo sangue, essas bacterias
passam a ameaçar todo o corpo, em especial o coração de quem tem alguma
doença preexistente. Se o endocárdio, tecido que reveste as camadas
internas do órgão, já está lesionado, o ambiente fica perfeito para a
bactéria proliferar e provocar uma infecção.
Para afastar o risco de cárie e doenças periodontais, escovar os dentes corretamente é importante, mas a limpeza profissional também não deve ser desprezada. A American Heart Association publicou um estudo revelando um dado inusitado: pessoas que se submetiam com frequência a esse procedimento no consultório apresentavam uma probabilidade 24% menor de ataque cardíaco e 13% mais baixa de um acidente vascular cerebral.
Essa relação surpreendente tem uma explicação simples. Uma gengiva inflamada ou o tecido cariado libera no corpo uma porção de substâncias inflamatórias. Esses agentes desestabilizam a placa de gordura que existe nas artérias, favorecendo seu rompimento. A inflamação pode dificultar o fluxo de sangue até que ele pare totalmente, ao gerar coágulos ou placas que tampam 100% da passagem. É esse acidente de trânsito que deflagra infartos e derrames.
Mesmo quem tem o peito batendo no ritmo certo não deve fugir da cadeira do DENTISTA. Apenas esse profissional consegue retirar todo o tártaro e realizar o polimento, que evita por um bom tempo a adesão de novas placas.
Redação do AL Notícias - Texto Dra. Daíze Cedraz - Clínica CISO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.