No Dia Internacional do Agricultura Familiar, celebrado nesta
quarta-feira (25), agricultores familiares comemoram os avanços
alcançados pela agricultura familiar nos últimos 12 anos no estado da
Bahia. A exigência do mercado, aliada a uma maior conscientização
da sociedade quanto à origem dos produtos que consomem, vem
impulsionando o setor, que ganha espaço nas prateleiras dos
supermercados, na gastronomia e na mesa dos baianos.
Os consumidores já dispõem de uma diversidade de produtos da agricultura
familiar, tanto in natura como processados, a exemplo de doces,
compotas, geleias, cortes especiais de carnes de caprino, derivados da
mandioca, polpas de frutas, iogurtes, queijos variados,
manteiga, derivados da cana-de-açúcar e do milho, mel, pólen e
chocolates. Esses e outros produtos são fabricados por empreendimentos
como a Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá
(Coopercuc).
Foto - André Fofano |
Foto - André Fofano |
Foto - André Fofano |
Estado produtivo
A Bahia é o estado que possui o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil estabelecimentos, e é responsável pela produção de 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos. Investimentos desde a base da produção até a ponta da comercialização, em temas como regularização fundiária, assistência técnica, agroindustrialização, projetos de produção de água e acesso a mercado aumentam o potencial produtivo do rural baiano e devem, em pouco tempo, aumentar esses números.
A Bahia é o estado que possui o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil estabelecimentos, e é responsável pela produção de 77% dos alimentos que chegam à mesa dos baianos. Investimentos desde a base da produção até a ponta da comercialização, em temas como regularização fundiária, assistência técnica, agroindustrialização, projetos de produção de água e acesso a mercado aumentam o potencial produtivo do rural baiano e devem, em pouco tempo, aumentar esses números.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, já
foram investidos mais de R$1,2 bilhão na agricultura familiar. “Se você
rodar pelas cidades, há armazéns da agricultura familiar, uma lojinha
com conceito de alimentos direto da roça e
o consumidor tem procurado esses produtos. O 25 de julho é para
celebrar tudo o que foi conquistado, além de fazermos uma reflexão para o
mundo de que a gente está caminhando. Um mundo mais sustentável, sem
agrotóxico, que a gente possa produzir sabendo o
que estamos consumindo. É isso que o mundo pede, que o mercado
consumidor pede e só quem tem potencial de fazer isso é a agricultura
familiar”.
Da Roça para a Mesa
Com o intuito de aproximar chefs de cozinha, donos de restaurantes, cozinheiros e empresários ligados à gastronomia aos agricultores familiares da Bahia, está sendo realizada a 'Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa', por meio do projeto Bahia Produtiva, em parceria com o Instituto Ori e a Aliança dos Cozinheiros Slow Food.
Com o intuito de aproximar chefs de cozinha, donos de restaurantes, cozinheiros e empresários ligados à gastronomia aos agricultores familiares da Bahia, está sendo realizada a 'Expedição Gastronômica: Da Roça para a Mesa', por meio do projeto Bahia Produtiva, em parceria com o Instituto Ori e a Aliança dos Cozinheiros Slow Food.
A expedição já levou renomados chefs baianos e de outros estados para
conhecerem cadeias produtivas como do licuri, caprinos, cacau, chocolate
e umbu. Nos dias 8 a 11 de agosto, acontece a expedição gastronômica da
cadeia produtiva do café, na Chapada Diamantina.
Para o chef de cozinha Caco Marinho, as pessoas querem comida de verdade
e estão preocupadas com o que ingerem e com o que servem para os seus
filhos. “A gastronomia teve esse avanço e, junto a isso, uma maior
valorização das culturas locais, contrapondo algumas
consequências negativas da globalização. Nesse ensejo, os chefs
perceberam que a melhor de todas as alianças foi a realizada com os
agricultores familiares e artesãos das comunidades rurais”, destaca.
Informações da Secom / Fotos: André Fofano
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