Mais
de 5,5 milhões de estudantes devem realizar as provas do Enem (Exame
Nacional do Ensino Médio) este ano. Com as datas se aproximando, a
ansiedade dos candidatos cresce e a preparação vai chegando à reta
final. Mais que das 180 questões aplicadas nos dois dias de prova, é da
redação a fama de calcanhar de Aquiles de muitos estudantes em busca do
sonho de entrar na faculdade.
Foto: Reprodução |
Professor
de Língua Portuguesa do Colégio Santo Ivo, em São Paulo, Ronan Colombi
Gava lista algumas dicas para quem quer se sair bem e, por que não,
garantir nota 1000 na tão temida redação que, este ano, vai ser aplicada
no dia 4 de novembro.
“O
gênero textual pedido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo, que
exige a defesa de um ponto de vista por meio de argumentação
consistente. O corretor vai analisar o texto a partir de cinco
competências (valendo 200 pontos cada uma) e é muito importante que elas
deem o norte para a produção textual”, explica.
A
competência 1 avalia se o texto foi escrito respeitando as regras
gramaticais (ortografia, acentuação, concordâncias etc), analisando o
conhecimento do candidato sobre as regras básicas da Língua Portuguesa.
“Leitura e análise linguística de textos são muito mais eficientes para
dominar esta competência do que a simples memorização de regras”,
comenta o especialista.
A
competência 2 analisa se o candidato produziu um texto fiel ao tema, ou
seja, se escreveu sobre o assunto proposto sem perder o foco, e sua
capacidade de defender seu ponto de vista com argumentação consistente.
“Neste caso, é importante saber que o texto deve conter a
problematização do tema e a apresentação da tese (primeiro parágrafo), a
argumentação baseada no ponto de vista a ser defendido (segundo e
terceiro parágrafos) e a conclusão com proposta de intervenção que
respeite os direitos humanos (quarto parágrafo)”, explica Gava.
A
competência 3 está ligada à coerência textual, que é a capacidade de
organizar as ideias de forma que as orações tenham relações lógicas
entre si, assim como os períodos e os parágrafos. “É fundamental que os
argumentos utilizados sejam coerentes com a tese e tenham relação entre
si. Além disso, é importante garantir que a conclusão tenha ideias que
‘conversem’ com as apresentadas nos parágrafos anteriores”, diz o
professor.
A competência 4 tem como foco o
uso correto dos elementos coesivos (conjunções, preposições, pronomes,
pontuação etc.) para deixar o texto bem articulado. “Ter conhecimento
dos significados das conjunções e das preposições e de como usá-las é um
grande passo para garantir uma boa pontuação. Além disso, é
imprescindível que o candidato saiba o momento certo de terminar um
período ou um parágrafo e que use elementos para uni-los”, afirma Ronan
Colombi Gava.
Por fim, a competência 5 analisa se
a conclusão do texto apresenta propostas de solução ao problema exposto
no tema, além de verificar se elas respeitam os valores humanos e se
não se restringem a apenas uma cultura ou sociedade. “É preciso levar em
consideração a diversidade sociocultural e não escrever algo que induza
ao preconceito, à segregação ou ao menosprezo. É imprescindível,
também, que as propostas sejam plausíveis”, explica.
Para Gava, é
fundamental que o candidato esteja bem informado sobre os problemas do
Brasil, uma vez que as propostas de redação do Enem sempre trazem temas
de cunho social. Cabe, ainda, ao aluno, saber como aproveitar tanto seus
conhecimentos culturais quanto aqueles adquiridos ao longo da formação
escolar na produção do texto. “Conseguir relacioná-los ao tema proposto
irá fazer com que sua redação se destaque e ganhe uma ótima pontuação”,
finaliza.
Sobre o Colégio Santo Ivo
Fundado em 1967, o Colégio Santo Ivo (www.santoivo.com.br)
possui duas unidades, localizadas nos bairros do Alto da Lapa e Vila
Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Desde o início, a instituição se
destaca por formar pessoas com espírito crítico, atuantes na sociedade
em que vivem, capazes de intervirem na realidade existente.
O
Santo Ivo reúne alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, além de
oferecer Período Integral e cursos extracurriculares de novas
tecnologias, teatro, coral, natação, violão, circo, entre outros. O
colégio investe continuadamente na melhoria de sua infraestrutura, em
novos espaços e recursos de aprendizagem, com professores que estimulam e
acompanham o desenvolvimento das habilidades intelectuais e
socioemocionais dos alunos, formando-os para a cidadania global.
Carol Martins | Agora Comunicação
<carol.martins@agoracomunicacao.net>
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