AEFC – ASSOCIAÇÃO EDUCATIVO FUTEBOL CLUBE
VI CAMPEONATO REGIONAL DE FUTEBOL
SOCIETY FEMININO - 2018
REGULAMENTO GERAL
I.
DOS OBJETIVOS
Art. 01 – Integração, lazer e melhoria da qualidade
de vida através do esporte são os objetivos da AEFC ao promover o VI Campeonato Regional
de Futebol Society feminino 2018.
- DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 02 - Este regulamento é o conjunto das
disposições preliminares que regem o campeonato.
Art. 03 – Todas as participantes/atletas inscritas
neste campeonato declaram que possuem conhecimento sobre as Leis Desportivas
que regem essa modalidade.
- DA
PARTICIPAÇÃO
Art. 04 – A participação no campeonato é livre
(aberta) para todas as cidades da região, desde que cumpra o que determina os
requisitos estabelecido pela comissão organizadora e descrito neste
regulamento.
Art. 05 – A atleta que não estiver de acordo com as
determinações deste regulamento no dia do jogo, principalmente no que regem o
artigo 06, poderá ficar de fora da partida ou até mesmo sofrer outras sanções.
Art. 06 – Todas as atletas deverão estar munidas de
documento com foto e entregar na entrada do campo de jogo aos apoiadores da
partida para preenchimento da súmula. Importante ressaltar que a atleta só
participa do jogo com apresentação do documento com foto que o identifique.
Art. 07 - As atletas participantes da competição
deverão estar conscientes de suas condições físicas e ao se inscreverem,
assumem inteiramente que não existe qualquer impedimento para sua prática
esportiva, sendo responsáveis por quaisquer consequências causadas pela
participação no campeonato.
IV.
DA CATEGORIA E INSCRIÇÕES
Art. 08 – A competição será disputada na categoria feminina.
Art. 09 – O valor da inscrição mais o valor
arrecadado de patrocínio no comércio serão revertidos em premiação para o
campeonato da seguinte forma: 50% ao
campeão, 30% ao vice, 15% ao 3º colocado e 5% ao 4º colocado. Inscrição = R$ 200,00.
Art. 10 – O prazo final de inscrição das atletas é
até às 12:00hs do dia do último jogo da primeira fase. Contudo, a equipe só
poderá estrear com no mínimo dez (10) atletas inscritas previamente em ficha “única” entregue a comissão
organizadora antes do início da partida de estreia com cópias coloridas de um
documento com foto de cada atleta. As demais inscrições poderão ser realizadas
através do e-mail: Valdir.carneiro97@gmail.com, ou até mesmo pelo WhatsApp 75 9 8203-2613, sendo
necessário posteriormente a entrega da cópia (colorida) de um documento com
foto e isso poderá ser feito no dia do 1º jogo da atleta, porém, antes do
início da partida.
V.
FORMAÇÃO DAS EQUIPES
Art. 11 – Cada equipe será composta por no mínimo
10 (dez) e no máximo 16 (dezesseis) atletas. Os jogos serão realizados com 8 (oito)
atletas, sendo, obrigatoriamente, 1 (uma) goleira e 7 (sete) jogadoras de
linha.
Art. 12 - Para início das partidas, é obrigatória a
presença mínima de 6 (seis) jogadoras, sendo 1 (uma) goleira. Caso uma das
equipes fique com apenas 5 (cinco) atletas durante uma partida, sendo apenas 4
(quatro) jogadoras de linha e uma goleira, o jogo será encerrado com a vitória
decretada em favor da outra equipe por score de 1 a 0 caso esteja empatando ou
perdendo. Se a equipe adversária estiver vencendo, o placar será mantido.
Art. 13 – A formação das equipes é livre,
respeitando o disposto no artigo 04 e 10. Somente poderão jogar as jogadoras
previamente inscritas. Não são permitidas inscrições após as 12hs do dia do
último jogo da primeira fase.
VI.
FORMA DE DISPUTA E REALIZAÇÃO DOS JOGOS
Art. 14 - O VI campeonato society feminino será
disputado entre 05 (cinco) equipes em sistema de turno único com jogos apenas
de ida, onde todos enfrentam todos na primeira fase. Classificam-se para fase
de semifinais as 4 (quatros) equipes melhores colocadas da primeira fase.
Art. 15 – O torneio seguirá com as seguintes fases:
Semifinal com jogos só de ida (1º x 4º e 2º x 3º), disputa de 3º lugar entre os
derrotados nas semifinais e a grande Final entre os vencedores das semifinais.
Art. 16 – O sorteio dos confrontos da primeira fase
aconteceu no dia 06 de outubro de 2018, na sede da Associação do Educativo na comunidade
de Umbuzeiro em Ichu-Ba, local onde ocorrerá o evento.
Art. 17 – Os jogos serão realizados no campo
society da Associação do Educativo em Manezi, localizado na comunidade de
Umbuzeiro, Ichu-Ba, conforme horários divulgados na tabela de jogos.
Art. 18 - As atletas deverão se apresentar no local
da competição com 30 (trinta) minutos de antecedência ao horário designado
(vide tabela em anexo).
Art. 19 – Haverá uma tolerância de 10 (dez minutos)
de atraso para o início do jogo, que será iniciado assim que a equipe estiver
com o número mínimo de atletas. Cada partida será disputada em dois tempos de
25 minutos cada, com intervalo de 5 minutos.
Art. 20 - A equipe que não estiver no horário
marcado (vide tabela) para o início de seu jogo ou estiver com número inferior
ao permitido na regra (06 atletas), perderá a partida por WO, considerando o
score de 1 a 0 conforme disposto no artigo 12. O gol não será computado para contagem
da artilharia do campeonato. E, também, a equipe que causar o W.O. perderá mais
3 pontos na classificação geral.
Art. 21 - As equipes deverão se apresentar
devidamente uniformizadas, ou seja, camisas numeradas, calções e meias iguais.
Caso as equipes possuam a mesma cor de uniforme será fornecido colete para uma
das equipes. A definição de quem usará colete será através de sorteio realizado
pelo árbitro.
Art. 22 - É recomendado o uso de caneleiras para
todos as atletas que estiverem em campo. Contudo, se por acaso alguém estiver
sem a caneleira, a mesma não será impedida de atuar, porém, fica sobre a
responsabilidade dela e da equipe qualquer danos que a mesma venha sofrer no
jogo. É proibido o uso de chuteira de birros.
Art. 23 – Nenhum jogo ou rodada será adiado por
conta de outras competições. Em caso de adiamento de jogo ou rodada por força
maior (morte ou sepultamento no dia do jogo, condições climáticas por fortes
chuvas no local do jogo prejudicando a prática esportiva ou outros), acontecerá
o seguinte:
a) se for a rodada completa de dois
jogos, a tabela será empurrada acontecendo os jogos na semana seguinte.
b) se for apenas 1 (um) jogo
adiado, este jogo será realizado na semana seguinte ao término da fase, dando
continuidade a tabela dos jogos normalmente.
VII.
DA PONTUAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Art. 24 – Cada vitória valerá 3 (três) pontos,
empate valerá 1 (um) ponto e derrota 0 (zero) ponto. Em caso de derrota por
W.O, o time ausente ou o causador do W0 perderá mais 3 (três) pontos na
classificação geral.
Art. 25 – O desempate seguirá a seguinte ordem:
- Aproveitamento (Maior número de pontos ganhos);
- Mais vitórias
- Maior saldo de gols;
- Maior número de gols marcados;
- Menor número de gols sofridos;
- Confronto direto;
- Índice Disciplinar – Amarelo (1 ponto) e vermelho
(3 pontos);
- Sorteio.
Art. 26 – A partir da segunda fase os jogos serão
eliminatórios (apenas jogos de ida) e em caso de empate no tempo normal, haverá
decisão por pênaltis com 3 (três) cobranças para cada time e persistindo o
empate seguem a disputa em cobranças alternadas até que se obtenha uma vantagem
mínima de 1 gol.
VIII.
DA DISCIPLINA
Art. 27 - A disciplina é parte primordial em toda e
qualquer atividade esportiva, pois dela depende o bom andamento da competição e
o seu sucesso garante a integração e confraternização das atletas e seus
convidados (as). Portanto, a disciplina será observada rigorosamente pela comissão
organizadora do campeonato.
Art. 28 - As atletas ou membros da Comissão Técnica
que se envolverem em tumultos, ofensas à arbitragem, a outros atletas ou
organizadores do evento, dentro ou fora do jogo, uniformizados ou não, serão
submetidos a julgamento pela comissão organizadora do campeonato. Em caso de
briga ou desavença que exponha a integridade física do adversário em risco, os
times serão eliminados do torneio.
Art. 29 - Os cartões amarelos não serão zerados na
passagem da fase classificatória para as semifinais do campeonato. Já da
semifinal para a disputa do terceiro lugar e para a final, os cartões amarelos
serão zerados
Art. 30 – Uma jogadora será suspensa quando
acumular 2 (dois) cartões amarelos ou 1 (um) vermelho. O cumprimento da punição
deverá ser imediatamente no próximo jogo do time no campeonato.
Art. 31 - As irregularidades e atos de indisciplina
ocorridos no decorrer do Torneio deverão constar na súmula em forma de
relatório, devidamente assinado pelo árbitro e/ou representante da Organização.
Art. 32 - Caberá à Comissão Organizadora do
Campeonato, por incumbência, apreciar e julgar todos os atos de indisciplina
durante todo o transcorrer da competição. Os casos omissos a este regulamento
serão utilizados o CBJD para fundamentação das punições cabíveis.
Art. 33 – Qualquer reclamação ou protesto só será
aceito até 48 horas após a partida e por escrito, ou através do e-mail Valdir.carneiro97@gmail.com. A comissão organizadora fica
autorizada a enviar ofícios e notificações pelo WhatsApp ou e-mail do
responsável (ou seu indicado) da equipe, cabendo a ele a responsabilidade de
ficar atento com as notificações bem como seus prazos de validade.
IX. DAS
RESPONSABILIDADES
Art. 34 – A AEFC promove eventos esportivos, sociais e culturais
com os objetivos de integração, lazer e congraçamento entre seus colaboradores
e visitantes. Apesar de sempre se preocupar com a integridade física e dar as
melhores condições aos participantes de seus eventos, não poderá assumir
qualquer responsabilidade sobre acidentes que possam acontecer, sejam eles de
quaisquer natureza.
Art. 35 – As jogadoras e seus dirigentes de equipes
se comprometem a respeitar as regras impostas pela comissão organizadora,
concordando que qualquer infração que gere ônus para a Associação do Educativo
(AEFC) será de sua inteira
responsabilidade. Ficam terminantemente proibidos: o uso de chuteiras com birros,
a utilização de correntes, brincos e piercings durante o jogo, o porte de
comida (biscoito/chiclete/barra de cereais) dentro do campo, o uso de qualquer
recipiente de vidro fora da área reservada (área coberta).
X.
DA ARBITRAGEM
Art. 36 - A arbitragem do Torneio será realizada
por árbitros contratados pela comissão organizadora, sem veto por parte de
qualquer representante de equipe. A arbitragem é soberana no decorrer da
partida e qualquer decisão deverá ser cumprida.
Art. 37 - A competição será regida integralmente
pelas regras oficiais, pelo presente regulamento e seus anexos.
Art. 38 – As disposições que forem conflitantes,
entre as regras oficiais das Federações e este regulamento, prevalecerão os
dispostos no presente regulamento.
XI. DA PREMIAÇÃO
Art. 39 - Serão ofertados à equipe campeã,
vice-campeã e terceira colocada, troféus e medalhas alusivos ao evento, assim
como ao goleiro menos vazado dentre os quatro primeiros colocados e ao
artilheiro da competição. Além disso, as quatro melhores colocadas receberão um
valor em dinheiro, distribuído conforme o artigo 09 deste regulamento.
XII. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 40 - É de competência da Comissão Organizadora
interpretar este regulamento, zelar pela sua execução e resolver os casos
omissos no mesmo, tendo como princípio a razoabilidade nas referidas tomadas de
decisão.
Art. 41 – Qualquer atitude que tenha o objetivo de
burlar as regras do campeonato implicará na imediata eliminação da equipe do campeonato.
Art. 42 – Este regulamento ficará disponível no
site Ichu Notícias, no endereço www.ichunoticias.com.br, marcador REGULAMENTO.
Art. 43 – O principal responsável de cada equipe
participante, assina abaixo dando plena ciência de que concorda com todas as
determinações aqui descrita sobre esta competição esportiva.