1. INTRODUÇÃO
Ora, os objetivos do Projeto do Plano de Desenvolvimento Estratégico são os de propor formas de integração entre a nova administração e os munícipes com outros instrumentos de Desenvolvimento e de política pública o qual demonstrará as relações e dificuldades entre os mesmos em um município como o de Ichu/BA.
A conclusão reitera a relevância dos projetos que os integrará e a importância da participação da sociedade civil na gestão municipal e na condução cotidiana do nosso município.
O Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal, que no futuro próximo integrará os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental Municipal e o Plano Plurianual Municipal são projetos e instrumentos de desenvolvimento e de gestão de importância inquestionável, principalmente pelas dificuldades de recursos, pelas obediências à Constituição Federal e à Lei de Responsabilidade Fiscal, as exigências do Estatuto da Cidade e da Lei Orgânica Municipal, bem como pelas pressões dos munícipes e dos interessados na cidade, a exemplo dos setores sociais.
Essas pressões podem ser minimizadas com a implementação dos diversos planos exigidos numa administração pública, especialmente o Plano Plurianual - PPA que deverá ser construído forma participativa para propiciar o envolvimento comunitário dos cidadãos com seus anseios e ainda descentralizar e compartilhar as decisões da nossa Gestão.
Além das políticas públicas, as questões econômica, financeira, administrativa, social, transparência, ambiental e de gestão têm constantemente desafiado os políticos, requerendo o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal – PDEGM com atividades do governo local que devem ser pensadas para equilibrar esses relevantes temáticas e exigindo a efetiva participação dos munícipes que demandam qualidade de vida mais adequada.
Diante dessas necessidades e relevâncias, a administração pública municipal busca competência e efetividade dos seus gestores que devem se atualizar e agir por meio de instrumentos técnicos, modernos e práticos de desenvolvimento e de gestão. Desta forma, uma das políticas públicas da nossa gestão é a elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal – PDEGM, o qual visará corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão municipal, alterar condições indesejáveis para a comunidade local, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas.
Como o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal – PDEGM é uma das funções clássicas da administração científica, é indispensável a aplicação desse instrumento no futuro próximo. Planejar a cidade de Ichu é essencial, é o ponto de partida para uma gestão municipal efetiva frente à máquina pública, na qual a qualidade do PDEGM ditará os rumos para uma boa ou má gestão, com reflexos diretos no bem-estar dos munícipes.
É premente a preocupação com o comportamento das finanças públicas, que estabelecem relações entre receitas, despesas, investimentos e endividamentos. Por outro lado, não podem ser esquecidas as variáveis socioambientais da cidade, que enfatizam a sustentabilidade urbana, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social.
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os fundamentos e as premissas usados na elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal usados nos planos municipais que serão propostos no futuro estão relacionados com os temas: informações oportunas e conhecimentos personalizados no município e na Prefeitura; gestão pública, gestão urbana e gestão municipal; administração estratégica e pensamento estratégico da nossa gestão; empreendedorismo, inovação e espírito empreendedor dos munícipes. Já as políticas que serão implantadas no município de Ichu/BA e os projetos participativos podem se apresentar como objetivos, estratégias e ações municipais sustentáveis e integradas aos instrumentos de Desenvolvimento e de gestão os quais com certeza serão sugeridos.
1.2 DIRETRIZES DO EIXO
• Coordenar as ações necessárias para o atendimento dos objetivos do Sistema de Plano de Desenvolvimento e Gestão Pública Municipal;
• Articular ações entre os órgãos municipais da administração direta e indireta integrantes do Sistema de Plano de Desenvolvimento;
• Assegurar a gestão democrática do Município e garantir a ampliação e efetivação dos canais de participação da população;
• Proceder à avaliação permanente do Sistema de Plano de Desenvolvimento e Gestão Pública Municipal;
• Construir indicadores de desenvolvimento econômico, social, serviços públicos e outros, através de cooperação técnica com órgãos afins e instituições de ensino e pesquisa;
• Promover a interdisciplinaridade como fator preponderante para o Plano de Desenvolvimento estratégico.
2. INSTRUMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS - Como Instrumento Dinâmico e Interativo de Gestão
O Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Administrativa e Financeira é um processo dinâmico e interativo que determina os objetivos, as estratégias e as ações de como iremos governar o Município de Ichu/BA. Por sua vez, foi elaborado por meio de diferentes e complementares técnicas administrativas com o total envolvimento dos atores sociais, ou seja, munícipes, gestores locais, técnicos, profissionais da área e demais interessados na cidade.
É formalizado para articular políticas públicas do Município visando produzir resultados e gerar qualidade de vida adequada aos seus munícipes. É um projeto global que considera as múltiplas temáticas da realidade local. É uma forma participativa e contínua de pensar o município no presente e no futuro. É uma forma sistemática de gerir as mudanças e de criar um melhor futuro possível para a cidade.
É um processo criativo com base em uma atuação integrada a longo e médio prazo, que estabelece um sistema contínuo de tomada de decisão que comporta riscos, identifica cursos de ações específicas, formula indicadores de resultado e envolve os agentes sociais e econômicos locais em todo o processo.
2.1 PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA - Instrumento de Ações Planejadas e Transparentes
A Constituição Federal de 1988, entre outras medidas positivas, ao integrar os municípios brasileiros no conjunto federativo, outorgou-lhes autonomia política, legislativa, administrativa, financeira e organizacional, bem como definiu competências, direitos e obrigações e estabeleceu obediência aos princípios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, como norteadores da Administração Pública.
Com isso, surgiram novas grandes responsabilidades ao gestor municipal, cabendo-lhe, entre outras funções executivas, o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Gestão Municipal, a coordenação, o controle e a avaliação de suas prerrogativas.
Para cumprir bem a missão de zelar por direitos fundamentais do cidadão, como as áreas da saúde, educação, moradia, segurança da população, além de administrar o Município de Ichu/BA de modo a promover permanentemente a melhoria da qualidade de vida a seus moradores, será preciso desenvolver capacidade para perceber, entender, analisar, criar, comunicar e interagir com a comunidade, com a equipe de trabalho da Prefeitura, além dos representantes legais da Câmara Municipal de Vereadores.
Sem essas condições não se pode empreender com êxito, negociar, gerenciar, incluir o município de modo competitivo neste novo cenário, onde as informações são geradas em escala planetária e circulam cada vez mais em quantidade e velocidade muito superiores à possibilidade humana em absorvê-las. Mas tais competências são determinantes para os bons resultados que se espera de um gestor municipal.
Por outro lado, as ações municipais passaram a ser, obrigatoriamente, objeto de reflexão por parte do coletivo do município. Desta reflexão surgirão caminhos a serem trilhados na ação municipal, materializados na forma de programas que resultem em oferecer bens e serviços que atendam as demandas da comunidade, estabelecer relação entre os programas a serem desenvolvidos e dar orientação estratégica às suas ações.
2.2 DIRETRIZES DO EIXO
• Readequação da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal;
• Garantir estruturas e processos democráticos e participativos para o desenvolvimento e gestão da política urbana, de forma continuada, permanente e dinâmica;
• Promover a modernização dos procedimentos administrativos, garantindo maior eficácia no cumprimento das políticas públicas, através do governo eletrônico;
• Efetuar o monitoramento do território municipal através do Sistema de Informações Geográficas (SIG);
• Estabelecer a gestão democrática através da participação dos segmentos sociais representativos; • Integrar o município nos canais de informações com os Governos Estadual e Federal e com os outros Países.
PLANO DE GOVERNO
3. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA A ADMINISTRAÇÃO E INFRAESTRUTURA - Ichu em um novo caminho.
✓ Elaborar e desenvolver Programa de Construção, reforma e ampliação de habitações populares na sede e zona rural;
✓ Buscar junto ao banco do Nordeste incentivo para fortalecer e fomentar o comercio dos pequenos, micros e médios empreendedores e produtores rurais;
✓ Concluir o plano municipal de saneamento básico;
✓ Pleitear junto à FUNASA a liberação de recurso para implantação de Esgotamento Sanitário;
✓ Assegurar a Rede elétrica na sede e nas comunidades rurais, junto aos órgãos das esferas estadual e federal;
✓ Promover limpeza de açudes e barragens do município para uma melhor captação de águas pluviais;
✓ Buscar a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água pela EMBASA nas localidades carentes das ruas e comunidades;
✓ Manter em pleno funcionamento as máquinas adquiridas (Patrol, pá carregadeira e retroescavadeira etc.);
✓ Ampliar o diálogo na Mesa Permanente de Negociação;
✓ Sinalizar as principais vias de acesso da cidade, visando à segurança no transito;
✓ Implantar a ouvidoria geral pública municipal;
✓ Buscar junto ao governo do estado pavimentação asfáltica no centro e principais ruas da cidade;
✓ Construir praças e jardins nos povoados e bairros, bem como recuperar e arborizar as já existentes com espécies vegetais típicas da região e construir um parque infantil;
✓ Adquirir coletores e cestos de lixo para ruas e praças das ruas e povoado;
✓ Buscar parcerias aos municípios vizinhos na coleta seletiva, aterro sanitário e incinerador para o lixo hospitalar e outros;
✓ Construir passagens molhadas na sede e nas comunidades rurais a partir de estudos topográficos contratados para este fim.
4. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA A AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE - Ichu um novo caminho.
✓ Ampliar o Projeto de Construção de Cisternas visando atender a população carente do município em parceria com os programas do Federal e o Água para todos do Governo Estadual;
✓ Construir e ampliar barragens e açudes para captação de águas, subsidiados pelos governos Estadual e Federal;
✓ Adquirir alevinos para serem distribuídos em todos os açudes existentes no município, assim que os mesmos estejam com seus níveis de água normalizados e fazer estudos da água para saber se estar adequado;
✓ Adquirir um espaço físico/moveis e equipamento para funcionamento da Secretaria;
✓ Criar políticas públicas voltadas para o jovem agrícola, visando melhorar a sua renda e capacitação em parceria com o MOC, Centro São João de Deus, ASA;
✓ Disponibilizar veículos nos dias da feira livre;
✓ Construir o campo do gado para comercialização de animais;
✓ Implementar aos Técnicos Agrícola e zootecnistas junto aos agricultores/agricultoras e familiares a capacitação para realizar o manejo correto do solo;
✓ Montar um conselho com técnicos agrícola e zootecnistas para que eles possam fazer parceria para dar assistência em todo o município;
✓ Buscar e manter parceria com os órgãos públicos com os programas dos Governos Federal e Estadual para o Fortalecimento da agricultura no município;
✓ Adquirir junto aos órgãos do Governo Estadual, barracas padronizadas para as feiras livres, onde os agricultores possam vender seus produtos agroecológicos;
✓ Construção de banheiros no centro de abastecimento para melhores condições aos feirantes;
✓ Celebrar convênios juntos aos órgãos governamentais, ONGs, SENAI, SEBRAE e universidades que visem o desenvolvimento sustentável;
✓ Apoiar e colaborar na manutenção das casas das farinhas comunitárias e capacitar os agricultores;
✓ Buscar parceria com as secretarias estaduais para aquisição de máquinas agrícolas;
✓ Valorizar os produtos da agricultura local inserindo-os na alimentação escolar, obedecendo o mínimo da agricultura familiar;
✓ Garantir a implementação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos;
✓ Implementar a coleta seletiva dos Resíduos Sólidos em parceria com órgãos municipais com a associação de catadores;
✓ Criar o Plano Municipal de Resíduos da Construção Civil;
✓ Dar continuidade às ações da Política Municipal do Meio Ambiente em todas as suas áreas em parceria com a SEMA e INEMA;
✓ Aquisição de uma área de terra para criação (implantação) de uma fazenda experimental, para capacitação dos produtores agrícolas, visando uma melhoria de vida para o produtor;
✓ Implantar programa municipal de apoio as cooperativas e associações para otimização da produção
✓ Apoiar e aumentar o número de campanhas de vacinação contra a febre aftosa, raiva entre outras.
✓ Incentivar ao programa PAA (programa de aquisição de alimentos);
✓ Buscar recursos junto ao governo federal para os programas da agricultura familiar, garantindo o aumento e qualidade da produção agropecuária do nosso município;
✓ Fomentar a criação de pequenos empreendedores agropecuário que dinamizem o comercio e a feira livre;
✓ Disponibilizar espaço para armazenamento de produtos da agricultura e escoamento dos mesmos;
5. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA EMPREGO E SEGURANÇA - Ichu em um novo caminho
✓ Oferecer cursos de capacitação para os funcionários público das diversas áreas do município;
✓ Oferecer cursos profissionalizantes para os moradores do município a fim de aumentar a renda familiar, procurando pessoas capacitadas do próprio município;
✓ Isentar de taxas e impostos municipais e doar terrenos para a instalação de micro e pequenos empreendimentos;
✓ Apoiar, dentro da realidade do município, as pequenas empresas existentes no município
✓ Apoiar as Polícias Civil e Militar;
✓ Garantir apoio e formação à Guarda Civil Municipal.
6. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA EDUCAÇÃO - Ichu em um novo caminho
✓ Promover a reestruturação do Plano de Carreira do Magistério
✓ Continuar garantindo acompanhamento pedagógico aos alunos com necessidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE);
✓ Continuar garantindo ao professor com criança autista e com deficiência o auxiliar de classe;
✓ Oferecer aos profissionais da educação cursos de aperfeiçoamento na área da Educação Especial;
✓ Manter uma equipe multidisciplinar para atender as necessidades das crianças autistas e com deficiências;
✓ Melhorar as instalações e o funcionamento da Biblioteca Pública Municipal Padre Leopoldo Garcia Garcia;
✓ Garantir o acesso e a permanência de jovens, adultos e idosos na EJA com pro atividade para estimular a frequência;
✓ Continuar firmando parceria com o MOC para a valorização da Educação do Campo colocar pessoas especialista do município na área;
✓ Reestruturar os Conselhos Municipais das áreas: CAE, FUNDEB, CME.
✓ Continuar implementando as ações do Plano Municipal de Educação em articulação com a SEC e MEC;
✓ Adquirir equipamentos e materiais técnico-pedagógicos para as unidades escolares;
✓ Manter a coordenação pedagógica para acompanhamento às unidades escolares;
✓ Manter uma relação democrática nas escolas avaliando os segmentos que compõem a Unidade Escolar;
✓ Manter o transporte para os estudantes universitários e da educação profissional;
✓ Manter estágio remunerado (estudantes de licenciatura) através de seleção;
✓ Organizar bibliotecas ou salas de leituras em todas as escolas;
✓ Disponibilizar computadores com acesso à internet para pesquisas orientadas nas escolas;
✓ Promover show de talentos anualmente;
✓ Dar apoio aos jovens atletas promissores para realizarem testes de futebol em equipes profissionais;
✓ Promover a realização de oficinas de artes, dança, teatro, música, capoeira, karatê e outros, mediante convenio com a associação;
✓ Garantir a locomoção dos estudantes, professores e demais profissionais da educação de forma segura, inclusive com a presença de monitor nos transportes direcionado ao atendimento infantil;
✓ Instruir um sistema de avaliação na rede de ensino;
✓ Ampliar a oferta de educação infantil no campo para a criança de 0 a 3 anos em regime de educação integral;
✓ Promover a formação continuada dos professores considerando as especialidades das etapas de ensino no que concerne à educação do campo, Educação especial;
✓ Garantir acompanhante nas classes comuns do ensino regular para crianças diagnosticadas autistas ou com necessidades educacionais especiais (Lei nº 12.764)
✓ Revitalizar a sala de recursos multifuncional já existente e implantar outras em demais escolas;
✓ Oferecer atendimento multidisciplinar interno aos alunos da APAE;
✓ Oferecer merenda escolar de qualidade para os alunos da rede de ensino municipal, com supervisão nutricional agregando no cardápio produtos da agricultura familiar, gerando emprego e renda;
✓ Capacitação das merendeiras desde a higiene a segurança alimentar, à qualidade das merendas ofertadas por um profissional da área de nutrição;
✓ Supervisão da nutricionista escolar para garantir a qualidade dos serviços prestados com o olhar individual para alunos em casos específicos;
✓ Avaliação nutricional dos escolares com acompanhamento individualizados para alunos com obesidade, desnutrição e transtornos alimentares;
✓ Adequar os espaços físicos da rede municipal às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
✓ Garantir acesso as leituras diversificadas através da aquisição de acervos de livros para as escolas e creche;
✓ Estimular a leitura através de oficinas. Palestras, eventos e projetos que promovam o gosto pela leitura;
✓ Promover a semana da literatura e a feira do livro;
✓ Implementar plano de cargo e salários, para a valorização do profissional de educação;
✓ Desenvolver políticas de combate à evasão e repetência por meios de ações intersetorias articuladas, buscando qualificação das práticas pedagógicas com acompanhamento sistemático das necessidades de aprendizagem de alunos;
✓ Reformas e ampliação das escolas do município;
✓ Garantir a elaboração e implementação dos planos de carreira e remuneração.
7. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA CULTURA, ESPORTE E LAZER - Ichu um novo caminho
✓ Implementar o Sistema Municipal de Cultura
✓ Aderir aos Programas Municípios Culturais e Escolas Culturais da SECULT;
✓ Criar a Agenda Permanente de Cultura com as ações desenvolvidas no Centro Cultural;
✓ Buscar parcerias para realização de oficinas de elaboração de projetos e captação de recursos do Governo do Estado (SECULT);
✓ Manter o apoio ao Ciclo turismo de Ichu;
✓ Manter o apoio e incentivo aos grupos culturais já existentes e a criação de novos;
✓ Continuar realizando a Semana Cultural;
✓ Continuar realizando as Festas Juninas na sede e comunidades rurais, bem como nas escolas da rede municipal; ✓ Continuar apoiando as festas populares;
✓ Construir/revitalizar áreas de lazer: parque infantil, pistas de skate;
✓ Construir vestuários e banheiros nas quadras poliesportivas e ampliação da arquibancada e cobertura;
✓ Fomentar e apoiar as escolinhas de futebol na cidade criando um processo de formação esportiva da base até o profissional, garantindo a participação feminina neste processo;
✓ Lutar pela construção de um ginásio de esportes na cidade;
✓ Realizar campeonatos e festivais de modalidades, considerando os diversos interesses esportivos e os diferentes níveis de habilidades dos praticantes (vôlei, karatê, capoeira, basquete dentre outros);
✓ Potencializar o uso das escolas como equipamento base para formação esportiva e prática do lazer com integração das comunidades;
✓ Criar, em parceria com a área da saúde, programa de práticas corporais e de lazer com vista à promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida;
✓ Estruturar calendário de eventos, promovendo, em parceria com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil eventos esportivos e festas populares;
✓ Manter a realização do campeonato rural e do campeonato de futebol de salão;
✓ Continuar realizando as Festas da Cidade;
✓ Instalar ponto de wi-fi grátis na Praça da Matriz.
✓ Melhorar a estrutura do departamento de cultura, responsável em articular os projetos políticos culturais no município, e elaborar uma agenda cultural;
✓ Fortalecer a festa do padroeiro com apresentação da lavagem da igrejas e desfile de mascaras
✓ Programar a semana de cultura com a apresentação de violeiros, repentes, sambas de roda, bata de feijão, reisado e bumba meu boi;
✓ Apoiar os grupos artísticos existentes no município;
✓ Incrementar eventos culturais como feira de artes, cantorias populares, festival de músicas e poesia e show de talentos;
✓ Promover oficinas de músicas, teatro, capoeira, dança e outras artes;
✓ Resgatar a maratona intermunicipal;
✓ Criação do fundo de cultura;
✓ Apoiar a cavalgada e argolinha;
✓ Programar ações de incentivos ao coral cantos e encantos do grupo valiosidade sede e zona rural;
✓ Buscar parcerias com órgão competentes para fortalecer eventos promovidos e os que forem implantados;
✓ Implantar a cultura afro-brasileira em espaços;
✓ Fomentar projetos culturais no município;
✓ Incentivar eventos esportivos nas unidades de ensino da rede municipal, realizando torneios, campeonatos intercolegiais, olimpíadas e competições;
✓ Incentivar as atividades esportivas na zona rural;
✓ Apoiar as equipes que representam a cidade em competições municipais e estaduais;
✓ Manter o calendário de esportes, favorecendo e apoiando todas as modalidades esportivas do município;
✓ Viabilizar uniformes para as equipes esportivas do município;
✓ Apoiar as atividades esportivas para portadores de necessidades especiais;
✓ Incentivar atividades esportivas para terceira idade;
✓ Resgatar: futsal sub 15 (feminino e masculino), voleibol, basquete, Futebol de Salão, Copa Rural, campeonato nas escolas municipais;
✓ Apoio a capoeira, escolinha de futebol e outros projetos;
✓ Incentivo ao campeonato de bairros no aniversário da cidade;
✓ Estimular o campeonato de dominó;
✓ Promover a sexta na praça valorizando os grupos da terra;
8. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL - Ichu em um novo caminho
✓ Alocar recursos para o FMDCA;
✓ Continuar realizando cursos profissionalizantes para geração de trabalho e renda em parceria com, SEBRAE, SENAI, SENAC, MOC;
✓ Sensibilizar e Fortalecer os empresários locais sobre a importância do Menor Aprendiz e o aprendiz legal dentro da esfera municipal;
✓ Implantar e estruturar a vigilância Sócio assistencial através de Sistema Municipal Informatizado;
✓ Fortalecer a oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;
✓ Intensificar a divulgação e ampliação dos serviços de atendimento às famílias já existentes no município;
✓ Apoiar as instituições filantrópicas, cooperativas e associações comunitárias;
✓ Instituir o Departamento Municipal de Direitos Humanos com vistas ao fortalecimento das ações Municipais, como: Promoção, Proteção, Defesa de gênero e raça;
✓ Manter e garantir o Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA);
✓ Mobilizar e sensibilizar os diversos segmentos quanto ao cumprimento das legislações voltadas às pessoas com deficiência, idosos, mulheres, crianças e adolescentes;
✓ Garantir assessoria jurídica às pessoas carentes do município;
✓ Apoiar os Conselhos municipais ligados à assistência com a implantação da casa dos conselhos;
✓ Implantar a Coordenação de Políticas para as Mulheres.
✓ Estruturar formalmente o órgão gestor da Política de Assistência Social com as áreas de: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Gestão do SUAS:
✓ Implantar a área de Educação Continuada com vista a capacitação de conselheiros, gestores e trabalhadores do SUAS, a fim de garantir que os agentes públicos garantam aos usuários o atendimento qualificado e o direito à informação:
✓ Implantar o CRAS os serviços de atendimento a pessoa com deficiência e idosos em domicílio; ✓ Realizar atividades socioeducativas integrada com outras políticas públicas com foco na redução do uso abusivo do álcool e outras drogas;
✓ Implantação de 01 CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com vistas a realização de um atendimento especializado para os indivíduos e famílias em situação de violência de direitos;
✓ Universalizar a proteção social básica em territórios, definindo estratégias de ampliação e implementação das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças, adolescentes e idosos.
✓ Intensificar as atividades de arte e cultura e esporte e lazer no SCFV com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
✓ Implantação de Serviço itinerante da assistência social, nas localidades rurais;
✓ Fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente, e o funcionamento do Fundo da Infância e Adolescência – FIA. Com dotação orçamentária;
✓ Fortalecer os conselhos vinculados a assistência social com infraestrutura adequada e equipe técnica administrativa facilitando assim a intersetorialidade e fortalecimento dos conselhos locais;
✓ Aprimorar o programa Bolsa famílias com perfil para a inclusão no Cadúnico;
✓ Incentivar a implementação de cursos profissionalizantes e de geração de emprego e renda para as famílias beneficiarias do Cadúnico e Programa Bolsa Familiar;
✓ Implantar o conselho de alimentação nutricional;
✓ Implantação da proteção especial no órgão gestor para atender indivíduos e familiares em situação de violação dos direitos;
✓ Fortalecer parcerias da secretaria de assistência social com as associações do município;
✓ Realizar atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em situação de violência, além de ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulheres;
✓ Priorizar as mulheres chefe de família e de baixa renda nos diversos programas sociais do município;
✓ Desenvolver programas e atividades de cultura, esporte e lazer destinados as mulheres nos espaços público municipais;
9. PROPOSTAS DE PROGRAMAS E AÇÕES DO GOVERNO PARA A SAÚDE - Ichu em um novo caminho
✓ Manter o processo de reorganização administrativa da Secretaria de Saúde e do Fundo Municipal de Saúde;
✓ Implantar o necessário apoio logístico, a fim de dinamizar a área da saúde do município, garantindo agilidade nos processos de aquisição de insumos e medicamentos, manutenção de equipamentos, reformas e construções das unidades administrativas, bem como contratação de recursos humanos;
✓ Reestruturação da área de faturamento, para credenciamento de novos serviços e de captação de recursos e de apresentação de novos projetos, com o objetivo de ampliar os repasses federais e estaduais;
✓ Consolidar a política de humanização e de capacitação permanente para os trabalhadores da área;
✓ Manter o apoio, monitoramento e avaliação do acesso e qualidade das ações e serviços de saúde;
✓ Manter a Política de Assistência Farmacêutica Municipal, de modo a garantir o acesso da população aos medicamentos necessários;
✓ Realizar encontros populares periódicos, com temas específicos da saúde, abertos à população;
✓ Reformular as Leis Municipais que tratam da realização da Conferência Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, adequando a Resolução do Conselho Nacional de Saúde, no que diz respeito as diretrizes para instituição, reformulação e funcionamento dos Conselhos de Saúde; (já fez essas reformas, com a palavra os vereadores)
✓ Colocar plantonista para levar os pacientes da zona rural que vem de exames;
✓ Realizar o Fórum Municipal de Saúde para divulgação e debate da importância e as ações da gestão e do controle social;
✓ Promover a estratégia da vigilância ambiental em saúde como ferramenta de articulação das ações de prevenção, promoção e de educação à saúde;
✓ Estabelecer política ágil, moderna, qualificada, participativa e transparente para as questões que envolvem o licenciamento Sanitário às empresas prestadoras de serviços;
✓ Qualificar os serviços de transporte;
✓ Implementar programas utilizando práticas alternativas e complementares no SUS;
✓ Fortalecer a política de atendimento igualitário, sem privilégios, dando prioridade à população mais carente;
✓ Garantir pleno funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF) para fortalecimento da Atenção Básica;
✓ Assegurar o acesso da população às ações e serviços de atenção básica por meio das Equipes de Saúde da Família;
✓ Garantir atendimento especializado de média e alta complexidade, através do fortalecimento da Central de Regulação, bem como manter revisada a pactuação com outros municípios para assegurar o tratamento completo dos usuários do SUS;
✓ Descentralizar a Regulação com a implantação do SISREG;
✓ Garantir que o PMAQ esteja na média que se encontra, através da manutenção e apoio a equipe da atenção básica;
✓ Criar o Comitê Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, Reinserção Social e Atenção ao Usuário;
✓ Reativar a maternidade do hospital Sagrado Coração de Jesus
✓ Implantar uma política de prevenção ao consumo de drogas, inclusive álcool, em articulação, quanto a drogas ilícitas; (substancia psicoativas)
✓ Implementação efetiva ao Programa de Saúde Mental;
✓ Manter os Conselhos Locais de Saúde, fortalecendo e democratizando o controle social nos territórios de saúde do Município;
✓ Promover a atenção integral à saúde da mulher, dos idosos, de pessoas com deficiências e da criança com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade;
✓ Garantir a atenção integral à saúde da pessoa idosa e dos portadores de doenças crônicas e estímulo ao envelhecimento ativo
✓ Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde;
✓ Contribuir à adequada formação, alocação, qualificação, valorização e democratização das relações do trabalho dos profissionais de saúde
✓ Buscar juntos aos órgãos federal e estadual um aparelho de raio X e ultrassonografia, para o hospital;
✓ Disponibilizar veículos para as comunidades para assistência à saúde no hospital ou nas unidades de saúde;
✓ Reativar o funcionamento das unidades básicas de saúde nas comunidades rurais que se encontra desativadas;
✓ Incentivar a compactuação com outros municípios de fácil acesso para tratamento fora a domicílio;
✓ Incentivar as ações de promoção à alimentação saudável em escolas contempladas no PSE da rede municipal;
✓ Realizar ações de promoções em saúde bucal nas escolas;
✓ Realizar ações de orientações e prevenções ao uso de drogas;
✓ Avaliação oftalmológico com encaminhamento para os serviços especializados;
✓ Implementar as ações de prevenção e atenção para as DST/AIDS, sífilis e hepatites;
✓ Estruturar o programa de prevenção contra DST/AIDS, sífilis e hepatite;
✓ Realizar testes rápido de DST/AIDS, sífilis e hepatite nas unidades de saúde;
✓ Prestar assistência aos usuários acometidos por DST/AIDS, sífilis e hepatite, ofertando aconselhamento, tratamento, apoio psicológico entre outros;
✓ Reativar o laboratório de exames clínicos;
✓ Disponibilização de imunobiológicos para a população sexualmente ativa;
✓ Prestar assistência multidisciplinar aos usuários que manifestarem interesse em aderir ao tratamento do tabagismo;
✓ Prevenir a violência, através de ações educativas;
✓ Capacitar os profissionais para reconhecer os casos de violência;
✓ Capacitações dos profissionais do núcleo de apoio a saúde da família NASF e estratégias saúde da família – ESF;
✓ Aquisição de equipamento para as estratégias saúde da família – PSF;
✓ Qualificar as ações da ESF de acordo com os indicadores do PMAQ – AB;
✓ Manter a adesão ao programa mais médicos;
✓ Treinamento da equipe profissional sobre o programa E – SUS;
✓ Capacitar as equipes de saúde sobre as condicionalidades do programa bolsa família;
✓ Registrar semestralmente as famílias beneficiárias programa bolsa família que tiveram acesso à saúde bucal;
✓ Realizar primeira consulta odontológica programática nos pacientes e dar continuidade ao tratamento até o término.
✓ Realizar ações de educação em saúde, promovidas pelas equipes de saúde bucal;
✓ Adquirir kits de saúde bucal (minimamente escova dental e creme dental com flúor);
✓ Capacitação de ACS para realização de educação em saúde com a supervisão da equipe de saúde bucal;
✓ Adquirir equipamentos odontológicos para substituir os quebrados e obsoletos e ar condicionados para os consultórios.
✓ Garantir ações intersetoriais reintegrando trabalhadores de saúde (enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, dentistas) às atividades previstas de saúde Escolar, de forma continuada;
✓ Garantir a realização dos exames previstos na rotina pré-natal para as gestantes atendidas na rede;
✓ Realizar buscas ativa da gestante faltosa no pré-natal, principalmente no 1º semestre;
✓ Implementar a política municipal para saúde dos idosos, nas unidades de saúde e hospitalar no município;
✓ Estabelecer parcerias para atendimento interdisciplinar de 100% das denúncias de maus tratos aos idosos;
✓ Promover atividades educacionais de combate à obesidade sedentarismo e fumo;
✓ Garantir que as UBS assistam pacientes portadores de Alzheimer;
✓ Realização de consulta programadas para idosos hipertenso e diabéticos nas UBS;
✓ Implementação da “rede cegonha” com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade;
✓ Realizar exame citopatológico do colo do útero em 1/3 das mulheres na faixa etária de 25 a 64;
✓ Fazer o levantamento das mulheres na faixa etária de 25 a 64 que nunca realizaram exame citopatológico do colo do útero com vista a realização do referido.
✓ Implantar o sistema de informação sobre o câncer – SISCAN;
✓ Monitorar as informações do sistema de informações sobre o câncer – SISCAN;
✓ Capacitar os profissionais e gestores;
✓ Aquisição de insumos e materias para realização dos exames;
✓ Promover mutirões de exame s citopatológico;
✓ Buscar parceiros para ampliar a oferta de mamografia no município;
✓ Oferta exame USG obstétrica e exames laboratoriais;
✓ Capacitar a equipe de saúde sobre temas relacionados a redução da mortalidade materna;
✓ Reorganização do recurso para abastecimento de medicamento pelo município na rede básica hospitalar;
✓ Implementação do sistema HORUS com padronização do controle de estoque da farmácia básica do município;
✓ Implementação do programa existente no regime do SUS voltados a aquisição e dispensação de medicamento fitoterápico;
✓ Criação de um horto de plantas medicinais no município;
✓ Realizar vinculações de transferências intermunicipais dos casos de hanseníase;
✓ Capacitação dos ACS das UBS para supervisão do tratamento de tuberculose e hanseníase;
✓ Investigação e notificação qualificada, através da sensibilização dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce de hanseníase;
✓ Garantia dos exames laboratoriais teste rápido de HIV;
✓ Atualização permanente dos profissionais da rede básica de saúde sobre sala de vacina;
✓ Implementar política de educação permanente na secretaria municipal de saúde;
✓ Elaboração do calendário da educação permanente para os profissionais de nível superior e nível médio da SMS;
✓ Monitoramento das demandas e dos retornos das manifestações registradas na ouvidoria em saúde;
✓ Divulgação da ouvidoria em saúde.
JOSÉ GONZAGA CARNEIRO/OSVALDO JUNIOR – PSD 55 – ELEIÇÕES 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.