Se tratava de um meteoro, de acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, a Bramon. Ao tomar conhecimento dos relatos, a entidade começou a investigação e detectou um flash nos dados do satélite meteorológico GOES-16 sobre a região entre 15h50 e 16h.
Em nota, a Bramon explica que essa detecção foi feita através do instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper), que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Outra função do GLM é justamente a de detectar a passagem de meteoros muito luminosos, como é o caso do que atravessou a Bahia no último fim de semana.
Os pesquisadores ainda fizeram buscas nas câmeras do Clima ao Vivo na região e, mesmo com o mau tempo, a passagem do meteoro foi captada pela câmera de Nova Redenção, a cerca de 150 km de distância. De acordo com a Bramon, por se tratar de um "bólido diurno", o meteoro é ofuscado pela luminosidade do céu, mas ainda assim foi possível notá-lo passando rapidamente entre as nuvens, exatamente às 15h59. Veja o vídeo:
Do Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.