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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Nota pública à Comunidade Escolar – Ichu – BA

A Prefeitura Municipal de Ichu nas pessoas de José Gonzaga Carneiro e Osvaldo Junior Carneiro,  através da  Secretaria Municipal de Educação e Cultura na pessoa do Secretário Municipal Willian Gonçalves, vem através deste, COMUNICAR A ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO DE 2020, que ficou definido pela gestão passada e Conselho Municipal de Educação (CME), onde consta em parecer (CME) 01/2020 de 15/12/2020: O município teve vinte e seis (26) dias letivos presenciais, antes da pandemia do covid-19, que correspondeu à cento e quatro (104) horas, e cento e quarenta e sete (147) dias de atividades remotas, totalizando quinhentas e oitenta e oito (588) horas, mas com aproveitamento de oitenta por cento (80%),  ficando quatrocentas e setenta (470) horas, ou seja, cento e quatro (104) horas de atividades presenciais e quatrocentas e setenta (470) horas de atividades remotas, totalizando quinhentas e setenta e quatro (574) horas, restando para ser concluída no ano de 2021  cinquenta e seis  (56) dias que corresponde a duzentas e vinte e seis (226) horas. Como orientação o Conselho Municipal de Educação (CME) deixou registrado em ata, o retorno presencial desses cinquenta e seis (56) dias  como Plano A, caso as condições sanitárias sejam favoráveis ao retorno presencial, estabelecendo um planejamento dos conteúdos essenciais, tendo em vista as maiores carências educacionais dos discentes, devendo também elaborar ferramentas avaliativas, e como Plano B, a dotar o modelo alternado (híbrido) com utilização de mais de uma estratégia de retorno conforme o parecer CNE/CP nº 11/2020. Sobre essas orientações a Secretaria Municipal analisou as sugestões e viu a impossibilidade de retorno presencial ou alternado (híbrido) nesse momento, devido às condições que as escolas se encontram, inadequadas de acordo com os protocolos de biossegurança de retorno do covid-19.

Ainda sobre a organização do ano letivo de 2020, pela gestão passada sobre o registro do processo avaliativo do contexto da contabilização da carga horária de 80%, considerando os aspectos qualitativos processuais sobre os quantitativos, ao analisar as fichas de acompanhamento dos estudantes diante da sua participação nas atividades remotas o(a) professor(a) após retorno das férias anuais, deverá fazer a equivalência dos dados qualitativos para construir um dado quantitativo da seguinte forma: as 5 (cinco)  etapas de atividades remotas juntamente com o período presencial irão corresponder a primeira Unidade, as 5 (cinco) últimas etapas das atividades remotas farão parte da segunda Unidade, a terceira e última Unidade a ser concluída em 2021. Cada etapa de atividades remotas será atribuída uma nota de até 2 (dois) pontos, conforme critérios avaliativos, sendo esta uma nota somativa, totalizando 10 (dez) pontos por unidade de acordo com a participação de cada estudante.

Sobre Calendário Letivo Continuum 2020/2021, o mesmo já foi elaborado com previsão de retorno no dia 08 de fevereiro de 2021 para conclusão do ano letivo de 2020 de forma remota, os protocolos de retorno às aulas presenciais em tempo de COVID-19, já estão sendo elaborados de acordo com os protocolos de biossegurança (portaria do MEC de nº 572, de 1º de julho de 2020), para as devidas reformas e adaptações de retorno às aulas presenciais, prevista para o mês de julho, podendo ser antecipado, dependendo das adequações exigidas pelo MEC, Vigilância Sanitária e aprovação do Conselho Municipal de Educação.    

Sobre as matrículas a portaria também já está sendo elaborada, para renovação automática de matrícula para o ano letivo 2020/2021 (Continuum Curricular), e para novas matrículas, prevista para os dias 25 e 26 de janeiro, para os públicos alvos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e busca ativa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) anos inicias.

Do AL Notícias | Informações SMEC   

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