Marinês foi uma das precursoras do forró |
Biografia - Inês Caetano de Oliveira, nascida em São Vicente Férrer-PE, no dia 15 de novembro de 1935, mas por nascer em um domingo foi registrada numa segunda-feira dia 16 de novembro de 1935. Criada na cidade de Campina Grande-PB, viveu numa casa muito humilde no bairro da Liberdade, onde desde menina ajudava seu pai Manoel Caetano, na fabricação de armas e munições para o exército e posteriormente para o cangaço. Marinês cantou pela primeira vez, em um concurso de calouros da cidade, onde ouviu o anúncio no serviço de autofalantes do bairro.
Como Luiz Gonzaga, Marinês também adotou as simbologias do Nordeste |
Que no dia de sua apresentação, o locutor da rádio, por engano, anunciou o nome dela como Marinês. Aonde ganhou em primeiro lugar, empatado com o Genival Lacerda. O prêmio foi dividido em partes iguais para cada um. Genival já era empregado de outra rádio, então Marinês ganhou a metade do prêmio e também tomou posse do cargo, como cantora oficial do Regional da Rádio Borborema, cantando chorinho, serestas e músicas românticas, onde iniciou sua carreira como cantora e ajudou a sua família. Em 1950, conheceu o mestre Abdias do acordeon (Abdias dos 8 baixos) paraibano que vinha de Alagoas para um recital na Rádio Difusora, onde foi paixão à primeira vista por Marinês. E em 1 ano, namoraram, noivaram, se casaram e tiveram 1 filho, Marcos Farias. Abdias apresentou a Marinês um repertório de um cantor que fazia sucesso no país, Luiz Gonzaga, que a encantou.
Marinês e Abdias do Acordeon / Crédito da foto: Reprodução Internet |
Luiz Gonzaga e Marinês: rei e rainha do forró / Crédito da foto: Reprodução Internet |
Marinês foi uma das precursoras do forró, inclusive a primeira mulher a formar um grupo do gênero.
Marinês e sua gente, o xaxado como grande referência /Crédito: Reprodução Internet |
Antes da sua morte, Marinês participa da gravação do DVD com Lucy Alves e o grupo Clã Brasil.
Vida Pessoal
Foi casada com o acordeonista Abdias dos Oito Baixos por trinta anos, com quem teve seu filho, Marcos José de Oliveira Farias, nascido em 14 de setembro de 1959, no Rio de Janeiro. Dois anos depois registrado em Campina Grande, onde ele seguiu a carreira artística musical como seus pais, atuando como músico e maestro. Marinês também adotou o Celso Othon registrando-o como seu segundo filho.
Falecimento
Marinês faleceu em 14 de maio de 2007, aos 71 anos, após sete dias em coma na UTI do Real Hospital Português de Beneficência, em Recife, em decorrência de complicações de um AVC isquêmico. O corpo da cantora foi sepultado no dia 15 de maio de 2007, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, em Campina Grande, na Paraíba.
Discografia
A Primeira canção gravada por Marinês foi em 1956, com Luiz Gonzaga, intitulada por Mané e Zabé. A forrozeira ao longo da carreira nos palcos da música acumulou cerca de 30 LPs e 6 CDs.
Do Interior Da Bahia | Fontes: Wikipedia, Brasil de fato PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.