Confira programação do evento:
De acordo com a programação, o hasteamento das bandeiras será realizado às 8h, com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM) e do governador Rui Costa (PT). Também estarão presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, além do presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Na ocasião, as estátuas do Caboclo e da Cabocla estarão posicionadas do lado de fora do Pavilhão 2 de Julho e serão vestidas pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. As obras deverão ser recolhidas logo após o término da solenidade.
A tradicional Pira do Fogo Simbólico, nomeada nesta edição de “Chama da Esperança”, será acendida por dois profissionais de saúde, em representação à luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia. Também será realizada uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes, além da deposição de flores aos heróis da Independência no busto do General Labatut.
De acordo com o prefeito, o evento contará ainda com uma programação virtual promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). “Por mais que tenhamos avançado na vacinação, ainda é fundamental evitarmos aglomeração e manter todos os cuidados”, justificou.
Programação virtual
Os internautas também poderão participar das comemorações ao Dia da Independência do Brasil na Bahia por meio da programação virtual montada pela FGM, que contará com atrações artístico-culturais realizadas durante cinco dias, de forma remota, com acesso gratuito e aberto para o público da web. O 198º aniversário de Independência da Bahia começou a ser celebrado nesta quinta-feira (1º), às 9h, com o lançamento da campanha #Meu02Julho, através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial).
Quem pretende desfrutar melhor da história da data comemorativa poderá também acessar uma série de vídeos que retratam as memórias marcantes de personalidades da capital baiana sobre o cortejo. O público também pode participar do evento enviando um vídeo de autoria própria para o site culturafgm.salvador.ba.gov.br. As imagens serão exibidas durante a programação.
Até o dia 5 de julho, às 9h, será apresentado o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade”, dirigido por Yuri Rosat, no projeto #ConexãoFGM. O curta-metragem, que será exibido no canal da FGM no YouTube, traz a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural dos baianos. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade.
Já no canal do YouTube do IGHBs, até o dia 5 de julho, sempre às 16h, será apresentada a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira, que compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão será apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.