NOTA PÚBLICA SOBRE OS KITS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Desde o mês de abril de 2021 que a Prefeitura Municipal de Ichu através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer tem dado continuidade a distribuição do Kit de Alimentação Escolar conforme orientação do Ministério da Educação com recursos do Programa Nacional de Alimentaçao Escolar – PNAE, acompanhado pelo Comitê Municipal Intersetorial para Controle da Merenda Escolar em Situação de Emergência decorrente da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID – 19) e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE.
A atual gestão sob a responsabilidade do Prefeito José Gonzaga e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, gerida por Willian Gonçalves (Wly), realizou a distribuição com o mês vigente (abril) de 2021, o retroativo (dezembro 2020, janeiro 2021, fevereiro 2021, março 2021), além da contrapartida do município, melhorando consideravelmente o kit, sendo bastante elogiado pelos alunos, familiares e sociedade. Esse procedimento findou no mês de julho, ficando o compromisso da gestão para a partir do mês de agosto a distribuição ser do mês vigente mais a contrapartida do município, ou seja, sem retroativo.
O que acontece é que o Governo do Estado determinou o retorno das aulas em regime hibrido, ou seja, com alternância entre presencial e remoto.
Alguns município já aderiram a determinação do estado, e a rede municipal de Ichu realizou uma enquete de maneira virtual para ouvir estudantes, pais, professores, direção, coordenação pedagógica e população em geral, para saber qual a opinião do município iniciar essas aulas em regime híbrido.
Com a possibilidade do retorno às salas de aula, a Secretaria Municipal de Educação convocou o Conselho Municipal de Alimentação Escolar para discutir a forma de distribuição, pois restam apenas quatro parcelas dos recursos, e com os estudantes nas escolas a partir do mês de setembro, se faz necessária a disponibilização da merenda na unidade de ensino.
Dessa forma, a proposta da Secretaria foi que os Kits não sejam distribuídos no mês de agosto, e sim utilizado nos dias de aulas presenciais, pois, agindo assim, será possível garantir alimentação nas escolas até o mês de dezembro.
O Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE analisando a proposta, aprovou a sugestão da Secretaria de Educação de não disbrituir os Kits neste mês de agosto, para garantir o alimento a partir de setembro nas escolas, com o compromisso que caso as aulas presenciais não iniciem, ou comecem e haja paralisação, volte a acontecer a distribuição dos referidos Kits nas residências dos alunos.
O Prefeito Gonzaga e o Secretário Wililan Gonçalves com toda a equipe garantem que estão procurando fazer o melhor pelos estudantes e familiares, de forma que o direito deles sejam respeitados e que a alimentação escolar esteja à disposição dos mesmos conforme determina o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Willian Gonçalves da Silva Carneiro
Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Redação do AL NOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.