TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Lei Maria da Penha completa 15 anos e violência contra a mulher continua em alta

Criada com a finalidade de coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/16) completa 15 anos neste sábado, 07 de agosto de 2021. Contudo, a violência doméstica ainda impera no Brasil e em nossa região.

Segundo um levantamento do Ichu Notícias, 12,3% das ocorrências policiais em 2021, na área do 16ºBPM que abrange 14 municípios, foram relacionadas a violência doméstica contra a mulher, esse índice é muito alto e uma ameaça ao gênero.

Entre 01 de janeiro a 05 de agosto de 2021 já foram 66 ocorrências de violência contra a mulher com enquadramento na lei Maria da Penha, isso apenas na área de atuação do 16ºBPM que abrange os municípios de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Ichu, Lamarão, Retirolândia, Santa Bárbara, Santaluz, Santanópolis, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente. 

Lembrando que estes dados não são os mesmos da Polícia Civil, porque muitos desses casos, a vítima desiste de registrar o boletim de ocorrência, muitas das vezes por medo já que acabam sendo ameaçadas, ou até mesmo pelo fato da dependência financeira. 

Vale destacar que a nível de Brasil, segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020 foram registradas 105.821 denúncias de violência contra a mulher nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. 

Crime aumenta na Pandemia

Segundo matéria da Revista AzMina, durante os cinco primeiros meses da pandemia, entre março e agosto do ano passado, 497 mulheres foram mortas no Brasil, sendo uma morte a cada nove horas, média de 03 mortes por dia.

Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.