Nesta quinta-feira, 16, foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Ichu a Oficina de Formação sobre Cadernetas Agroecológicas. No município de Ichu através do Projeto SerTão Cidadã, noventa mulheres receberão essa caderneta.
A Caderneta Agroecológica é um instrumento utilizado pela ATER Mulher que busca dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho das agricultoras, promovendo a autonomia e colaborando com a organização da produção.
Esse recurso surgiu em 2011, como proposta de formação do Programa Mulheres e Agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), de Minas Gerais, e foi adaptado pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), através de ações como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ater Agroecologia.
Ao preencher a caderneta com informações de consumo, venda, doação e troca, as agricultoras têm uma visibilidade maior da produção como um todo, o que possibilita mensurar a renda monetária gerada a partir do trabalho.
A FATRES, através da Chamada ATER Mulher, recebeu 540 cadernetas para distribuição a beneficiárias do Projeto SerTão Cidadã, com o objetivo de visibilizar, valorizar e organizar o seu trabalho, sendo instrumento de empoderamento e autonomia. Também serve para que essas mulheres reconheçam sua contribuição na economia da família.
Do AL NOTÍCIAS / Informações SINTRAF / FATRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.