terça-feira, 5 de outubro de 2021

Comunidade de Nova Esperança em Ichu, realizou a 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária

A comunidade de Nova Esperança, município de Ichu, região sisaleira, realizou no domingo, 03, a 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária. Uma feira que apresentou a diversidade de produtos desde os orgânicos, aos artesanatos além de palestras e intervenções culturais.
Uma feira muito rica por sua diversidade ao compartilhar os saberes e sabores de agricultores/as e produtores e na sua relação com os visitantes/as e consumidores/as, além de mostrar a resistência, o fortalecimento e a valorização da agricultura familiar e economia solidária.   
Para Gisleide Oliveira, coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES), o MOC é uma entidade que sempre buscou organizar e articular os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) e das Redes, na perspectiva da participação social. “Essa feira na comunidade de Nova Esperança, aqui em Ichu, só reacende nossas esperança lutar ainda mais por espaços de famílias agricultoras e EES, para que possam produzir ainda melhor e consigam escoar seus produtos fortalecendo assim o consumo saudável consciente para a população”, completa a coordenadora.   
A técnica do MOC Zenaide, que também é moradora da comunidade e atual presidente do Centro São João de Deus, ressaltou a importância da feira para a comunidade. “Para nós técnicas, a realização da feira em ver nosso esforço e trabalho junto com as famílias agricultoras e com os empreendimentos é um resultado maravilhoso. Nesse momento é uma gratificação enorme. Nosso povo comercializando, usando a moeda solidária que criamos (o cachimbo), trocando experiências, saberes e comercializando seus produtos é muito rico e gratificante”.  
A palestra foi realizada na sede da Associação Comunitária Rural de Nova Esperança com o Instrutor do SENAR Dr. Lenilson Wisner Ferreira Lima (Doutorado em Engenharia Agrícola e Engenheiro Agrônomo) que tratou sobre o Plantio da Palma Forrageira como Alternativa de Convivência a Seca.    
O MOC apoia e incentiva a realização de feiras agroecológicas como forma de fortalecer os espaços de comercialização solidária, atuando na perspectiva de uma economia justa, inclusiva e solidária, com consumo consciente articulados em redes e organizado nos processos de gestão, produção e comercialização, fortalecendo a convivência com o Semiárido.   
A 3ª Feira Agricultura Familiar e Economia Solidária tem a realização do MOC, do Centro São João de Deus, da Associação Central de Cidadania, CESOL e Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE), com a poio da Companhia de Desenvolvimento Regional, (CAR) e ANATER.
Redação AL NOTÍCIAS – Com adaptação do texto MOC e Fotos MOC/Técnicas

FOTOS:













Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.