Novembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata – a segunda maior causa de morte por câncer entre os homens no Brasil. Estima-se que mais de 60.000 casos são diagnosticados por ano no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Esse número representa cerca de 29% da população masculina – e, por isso, é necessário quebrar o tabu acerca do exame de toque.
Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia, vem trabalhando durante todo o mês com a população masculina visando alcançar o maior número de homens cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde.
Na última quarta-feira, 24 de novembro de 2021, os Profissionais que atuam na Unidade Helena Santiago realizaram o dia D de conscientização ao Câncer de Próstata.
Foram realizadas palestra, brincadeiras e consultas reforçando a importância do cuidado para a prevenção.
O médico Dinailton Vieira destacou os cuidados, o alerta sobre fatores de risco da doença e a necessidade de os homens cuidarem da saúde visto que câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.
Osneide França, enfermeira da Unidade, falou da importância de se fazer exames de rotina como forma de prevenção de doenças onde tudo o que é descoberto no começo há uma possibilidade maior de cura e tratamento.
Por Cida Carneiro com informações e fotos de Osneide França.
CONFIRA OUTRAS IMAGENS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.