Dete Capenga nasceu em Pé de Serra e se mudou para Chapada |
Apontado como um dos últimos remanescentes que fizeram parte das gravações do filme O Caipora, o senhor Deusdete Rodrigues Lopes, mais conhecido como Dete Capenga, 87 anos, está sem poder sair de casa, com a doença de Alzheimer, e não lembra de mais nada.
Recentemente, a reportagem do Interior da Bahia esteve em sua residência, no Distrito de Chapada, em Riachão do Jacuípe, e pode comprovar essa realidade. “Ele está com Alzheimer, quase não fala e não lembra de mais nada”, disse Dona Tereza, esposa do ex-figurante do filme e com quem tem dois filhos.
Dete cuidava dos animais usados nas gravações, como esta cena com o ator Mário Gusmão |
Cena de O Caipora: Pé de Serra e Chapada serviram de cenários |
O filme
O Caipora foi gravado nos povoados de Pé de Serra e Chapada (Riachão do Jacuípe, entre 1962 e 1963). Com a direção de Ocar Santana, o filme contou no elenco com artistas famosos como Milton Gaúcho, Carlos Petrovich, Maria da Conceição, Mário Gusmão, Lídio Silva, Jurema Pena, Garibaldo Matos, dentre outros. O jacuipense Olney São Paulo, que estava começando, foi o gerente de produção do filme.
O Caipora: a população de Chapada ainda guarda muitas imagens na memória |
Sinopse do filme
Oscar Santana, diretor do filme lançado em dezembro de 1964, afirma: “O Caipora é caminho” |
Do Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.