O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São Domingos, e viabilizado por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal
A Festa de Vaqueiros que chega a 38ª edição foi criada em São Domingos em homenagem aos sertanejos que trabalham duro nas caatingas, cuidando do gado, no plantio e na colheita do sisal.
O festejo acontecerá no próximo fim de semana, sábado 30/04 e domingo 01/05, na Praça Izaque Pinheiro onde reunirá a população são-dominguense para o cortejo tradicional que se iniciará na zona rural até a sede do município.
A iniciativa cultural conta com uma programação diversificada, que engloba a realização da missa de vaqueiros, o concurso de marcha e outras modalidades, premiações ponderadas às ações, exposição cultural, além de shows com atrações alinhadas à temática do festejo.
Durante a celebração da missa, os vaqueiros participam tradicionalmente de gibões de couro, vestimenta que compõe todo o aparato simbólico que representa a luta diária do sertanejo. O evento festivo, reunirá além de vaqueiros e fazendeiros de São Domingos, de outros municípios da Bahia.
Programação
No sábado acontecerá o tradicional Forró da Espora, a partir das 18h, onde se apresentarão os artistas Del Feliz, Caviar Com Rapadura, Jéssica Mariana, Deraldo Almeida, Denilson Ribeiro e Hiolany Carneiro.
No domingo às atividades terão início a partir das 13h com o cortejo dos vaqueiros e grupos de montarias puxado pela rainha, princesa e madrinha, Durante o desfile, serão escolhidos os melhores grupos de montaria, a escolha dos encourados, do melhor trajado, do melhor aboiador, do vaqueiro mais velho e vaqueiro mais novo, além do vaqueiro mais distante e boi de montaria.
Haverá também a tradicional Missa dos Vaqueiros que pedirão a bênção do padroeiro para o evento. A celebração será presidida pelo padre Ruthberg Perreira.
Banda Magníficos uma das atrações da festa | Foto: arquivo Raimundo Mascarenhas |
Durante os dois dias de festa, no coreto cultural, haverá apresentações de aboiadores, reisado e bumba meu boi, além da exposição “Alma Vaqueira”.
A Festa de Vaqueiros será responsável pelo acréscimo expressivo na economia da região, principalmente nos setores de comércio, hotelaria e restaurantes. Além de beneficiar o desenvolvimento local, valoriza as raízes nordestinas do vaqueiro e ao mesmo tempo em que oferece completa infraestrutura de entretenimento, com apresentação das melhores bandas de forró da região e valorização das raízes culturais.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de São Domingos, e viabilizado por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal.
Redação CN | Fonte Assessoria de Comunicação PMSD / 75 98358-9771 / ascomsd21@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.