Além de diarreia outros sintomas como vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago podem acometer à pessoas infectadas com o norovírus.
Entre os sintomas das pessoas infectadas com o norovírus estão diarreia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago. Os primeiros sinais podem aparecer entre 24h e 48h após a contaminação e persistir por um a três dias.
A transmissão pode acontecer pela ingestão de água e alimentos contaminados ou com pessoas infectadas. Pacientes com norovírus podem transmitir a doença até dois dias após o desaparecimento dos sintomas.
Segundo o virologista Gúbio Soares, cuidados básicos podem evitar a infeccção pelo norovírus, como: evitar contato com pessoas que estejam vomitando ou com diarreia, lavar as mãos com frequência, usar água sanitária no local atingido pelo vômito, usar máscara ao cuidas de pessoas contaminas e evitar ter contato com a saliva de indivíduos infectados.
Apesar da alta nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e gripários de Salvador, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que haja um surto de virose pelo norovírus.
"Nós ainda não temos nenhuma informação a respeito disso, mas caso seja confirmado, com certeza a secretaria irá intervir. Nós não temos como lutar contra vírus, o que podemos fazer é minimizar as situações de transição, fazer o uso da máscara ainda continua sendo uma medida extremamente efetiva para todos os vírus de transmissão respiratória", disse a pasta através de nota.
Do Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.