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quarta-feira, 1 de junho de 2022

Ichu: Secretaria Municipal de Educação inicia o modelo de Educação em Tempo Integral

O Município de Ichu, região sisaleira da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou na segunda-feira, 23 de maio, com três escolas “pilotos” o modelo de Educação em Tempo Integral: As Escolas Marcolino Santana lima, Elvira Freitas e no Segundo Semestre na Escola Municipal Manoel Domingos de Araújo.
Escola Municipal Elvira Freitas – Varjota
A modalidade traz como principal objetivo a formação mais integrada possível do sujeito, com a oferta de oportunidades de acesso a diferentes orientações pedagógicas reforçando a leitura e escrita e matemática,  assim como movimentos culturais, práticas esportivas e Educação Emocional.
Estamos diante de propostas que surgem, pensadas a partir do diagnóstico realizado inicialmente nas escolas e em discussão com a Equipe Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, dialogando com a família, para juntos, melhorar a qualidade da aprendizagem dos nossos estudantes principalmente  por perceber a necessidade da Recomposição de aprendizagem. Sabemos que muitas crianças não tiveram garantida suas habilidades e a educação em tempo Integral em boa hora, traz inovações educacionais que retomam a ligação entre escola e vida, tratando com respeito, cada dificuldade apresentada, cada avanço obtido. Para tanto é preciso respeitar o estágio de cada processo, de cada inovação, 
destacou a Secretária Marina Oliveira.
Cada uma delas está num certo momento de construção de sua identidade, todavia em todas há muita vontade política de inovar (Gadotti, 2009). Por isso o foco na educação em tempo integral com maior permanência, visando a aprendizagem, no educar pela pesquisa como princípio educativo científico e currículo interdisciplinar. É fundamental que conhecimentos múltiplos sejam apresentados a esses alunos para que este tipo de educação cumpra o seu objetivo mais primário bem como para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais atrativo e dinâmico. É preciso entender, ainda, que o processo de aprender e ensinar, a cada dia, precisa ser reconstruído, visto que cada aluno é único.
Redação do AL NOTÍCIAS – Informações Marina Oliveira (Sec. de Educação) – Fotos: Unidades de Ensino

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