Na tarde do dia 7 de junho, aconteceu a cerimônia de entrega da terceira edição do Prêmio USP Trajetória pela Inovação, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) que homenageia professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência da USP e para o desenvolvimento do País.
Entre os homenageados está o baiano da cidade de Candeal na Região Sisaleira, Antonio Edilton Oliveira Carneiro, da (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP). Ele ingressou na USP em março de 2004.
Antonio Edilton Oliveira Carneiro
Foto: Jornal da USP |
Atualmente, essas pesquisas estão evoluindo para o desenvolvimento de plataformas teranósticas combinando magnetismo, luz e ultrassom para tratamento terapêutico e diagnóstico em níveis moleculares. Essas pesquisas já contribuíram para a formação de 11 teses de doutorado; 13 dissertações de Mestrado e 23 projetos de iniciação científica sob sua orientação junto ao Programa de Física Aplicada a Medicina e Biologia da Universidade de São Paulo. Como resultados dessas investigações cientificas inovadoras, o professor Adilton Carneiro contribuiu para a publicação de 93 artigos em periódicos indexados; 80 trabalhos completos e 132 resumos em anais de congressos; 8 Patentes e 1 registro de software. Uma importante contribuição científica e tecnológica recentemente promovida pelo grupo GIIMUS, sob a coordenação do Prof. Adilton Carneiro, foi o desenvolvimento de simuladores paciente-específico com morfologia e características físicas equivalentes ao dos tecidos biológicos para o planejamento cirúrgico e treinamento da equipe durante as 5 etapas cirúrgicas realizadas na separação das gêmeas siamesas realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 2019.
Desde o início de suas atividades acadêmicas, o professor Adilton tem se dedicado com bastante afinco e de forma proativa na formação de recursos humanos com habilidades empreendedoras e criando ambientes motivacionais para o desenvolvimento e transferência tecnológica. Logo após ingressar sua carreira docente, criou disciplinas e laboratórios de formação cientifica e tecnológica para o curso de Bacharelado em Física Médica e para o programa de pós-graduação em Física Aplicada a Medicina e Biologia. Em 2008 criou também a disciplina Empreendedorismo Científico para graduação e Pós-graduação. Sendo uma das primeiras disciplinas de empreendedorismo na área de exatas da USP.
O professor Adilton também tem estimulado seus egressos na criação de novos negócios para viabilizar e acelerar a transferência dos resultados de suas pesquisas para o alcance da sociedade.
Foi um dos Fundadores do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, sendo este um ecossistema empreendedor que estimula e potencializa a conexão entre a universidade, a indústria, o governo e a sociedade. Foi o Diretor Técnico entre 2010 e 2013 e diretor Presidente entre 2013 e 2020. Em 2016, vem o primeiro reconhecimento. A Incubadora SUPERA foi eleita a melhor incubadora de empresas do Brasil; Em 2019, recebeu um importante reconhecimento internacional, tornando o SUPERA Incubadora como sendo uma das 20 melhores incubadoras do mundo vinculadas a Universidade, de acordo com a UBI Global; Outro marco, durante a gestão do prof. Adilton, foi a transformação do Supera Centro de Tecnologia e Inovação em um dos maiores do Brasil na área de certificação e ensaios de equipamentos médicos.
Redação do AL NOTÍCIAS | Informações Jornal da USP e Antonio Edilton Carneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.
Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.